Agências meteorológicas mantêm alerta de chuva forte no Sudeste até amanhã

Mapa do Cemaden indica risco 'muito alto' (vermelho), 'alto' (laranja) e 'moderado' (amarelo) trazido por chuvas
Mapa do Cemaden indica risco 'muito alto' (vermelho), 'alto' (laranja) e 'moderado' (amarelo) trazido por chuvas — Foto: Cemaden

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém para todo este domingo (24/3) o alerta de risco de mais problemas com as chuvas no Sudeste.

“Considera-se ‘muito alta’ a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro; e Sul Espírito-Santense, com destaque para as bacias dos rios Pomba e Muriaé e as partes baixas das bacias dos rios Itapemirim e Itabapoana”, afirma o último boletim da entidade.

Um alerta de probabilidade “alta” foi estendido ainda para o Sul de Minas Gerais, para a região metropolitana do Rio de Janeiro, Baixa Fluminense e Região serrana. Em outras áreas do centro do País o risco é classificado como “moderado”.

O Cemaden também mantém o norte fluminense e o sul capixaba na zona de risco para deslizamentos.

“Considera-se ‘alta’ a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (…) devido aos altos acumulados e à previsão meteorológica indicar continuidade de chuva nessas regiões”, afirma comunicado. “Neste cenário não se descarta a possibilidade de ocorrências de deslizamentos de terra induzidos e em encostas naturais, especialmente em encostas urbanizadas, além de possíveis ‘quedas de barreira’ às margens de rodovias.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coloca uma parte do Rio e o do Sul de Minas ainda no risco de nível 4 para tempo severo, que representa “muitas tempestades severas com alto potencial destrutivo”. Ainda há risco de nível 3 para o litoral norte paulista e litoral norte fliminense.

Em São Paulo, a chuva passou fazendo estragos no litoral norte anteontem à noite, mas já diminuiu. Prossegue nessa região, que engloba também o Vale do Paraíba, um risco ‘moderado’ de eventos geológicos apontado pelo Cemaden.

Neste domingo, a única outra região urbana do país destacada pelo órgão é a de Manaus, onde há risco também ‘moderado’ de deslizamentos.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mantém para até amanhã um alerta de ‘perigo’ de chuvas intensas valendo até a manhã de amanhã. O litoral norte paulista também está na zona de risco apontada por esse instituto, bem como o Sul de Minas. O boletim do Inmet destaca para essa área risco de “chuva entre 30 e 60 mm/h” e “ventos intensos (60-100 km/h)”, além de “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.