O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul segue sob frio e chuva persistente na segunda-feira

O Sul do país segue sob frio intenso e tempo instável nesta segunda-feira (14), mantendo praticamente o mesmo padrão observado no domingo.

Curitiba (PR) repete o comportamento do dia anterior, com risco de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, agora sob predomínio de céu nublado, e temperaturas praticamente inalteradas: mínima de 12°C e máxima de apenas 13°C, entre as mais baixas de todo o Brasil neste dia. A umidade na cidade permanece muito alta, podendo chegar a 100%, e os ventos sopram entre fracos e moderados, com rajadas vindas de leste e sudeste.

Florianópolis (SC) também segue com risco de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com uma leve queda nas temperaturas em relação ao domingo: mínima de 14°C e máxima de 16°C, ambas ligeiramente mais baixas que no dia anterior. Os ventos na capital catarinense continuam entre fracos e moderados, com rajadas, sopradas de sul e sudeste.

Porto Alegre (RS) registra a menor mínima entre todas as capitais do país neste dia, com apenas 10°C, ainda mais baixa que a registrada no domingo, mantendo possibilidade de chuva isolada e máxima de 16°C.

A umidade continua elevada em toda a Região Sul nesta segunda-feira, reforçando a sensação de frio e tempo fechado ao longo do dia. Os ventos seguem entre fracos e moderados, com rajadas mais presentes em Florianópolis, fechando mais um dia de inverno tardio nas três capitais da região.
 

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.