Agora é lei! Prefeitura do Natal terá de plantar 50 mil árvores em no máximo 4 anos.

Os vereadores de Natal se posicionaram para defender um importante projeto em favor da arborização da capital potiguar. Na última quinta-feira (25),  foi promulgado, após veto do executivo municipal, o PL nº 319/2021  que determina que sejam plantadas, num período máximo de 4 anos,  50 mil árvores em Natal.

O projeto, de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), apresenta um pacote legislativo ambiental que prevê, além do plantio, incentivos para hortas comunitárias e  disponibilização de instrumentos financeiros para que os objetivos sejam atendidos. A lei já está em vigor e terá 120 dias para regulamentação pela prefeitura do Natal.

“Estou muito feliz por este sonho se tornar lei. Nossa vizinha Recife recebeu, agora em 2023, o  seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo, título fornecido pela ONU.  O certificado coloca a capital pernambucana entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. Espero que, em breve, Natal também possa ganhar esse título.O plantio de árvores é um ato indispensável para garantir a qualidade de vida de uma população. ” Falou otimista o autor da lei. 

O programa Cidades de Árvores do Mundo tem como propósito  conectar municípios em uma rede de exemplos de sucesso para o manejo de árvores e florestas urbanas.  Natal apresenta um déficit acentuado de áreas verdes e precisa aumentar o número de árvores plantadas, para garantir um ambiente mais agradável e saudável. Na cidade, existe um limitado e desatualizado Inventário Arbóreo datado do ano de 2015 e realizado em apenas 23 logradouros do centro da cidade e do bairro de Petrópolis, daí a necessidade de um inventário arborização do município. “O plantio de árvores e a conservação da avifauna e dos polinizadores nesta cidade é iniciativa de grande impacto na conservação da biodiversidade e do equilíbrio ecológico urbano, mas, acima de tudo, é de extrema relevância de caráter educador quanto à importância da arborização e polinização para a  própria sobrevivência da espécie humana,”ressaltou o vereador Robério.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.