Estudante de Jardim do Seridó conquista bolsa em faculdade de tecnologia em São Paulo e faz vaquinha para a viagem

O estudante do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus avançado Parelhas, conquistou uma vaga para cursar o ensino superior em Ciência da Computação no Intituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), localizado na cidade de São Paulo. Com 19 anos, Maurício já foi medalhista de bronze, ouro e prata na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o que rendeu uma bolsa para estudar matemática avançada e o permitiu conhecer cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis.

Em um processo seletivo desafiador, que envolve três fases diferentes, o estudante conseguiu uma bolsa que custeia todo o seu período na universidade, rendendo a sua colocação em 1° lugar. Localizada no bairro do Butantã, a Inteli é uma universidade inovadora na área de tecnologia que oferece cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação.

Apesar do interesse na área de tecnologia, essa nem sempre foi a realidade de Maurício. “Eu sempre gostei de mexer com computador, mas como venho de uma família humilde, não tive acesso a muitos recursos“, explica o estudante do IFRN.

Segundo ele, o processo seletivo consistiu na realização de uma prova objetiva na área de matemática, uma redação que apresentasse as suas motivações para estudar na faculdade e o envio de um projeto na área de tecnologia. “Você vai se entender como pessoa, como aluno, como agente da sociedade“, explica Maurício sobre o processo de admissão na instituição.

Diagnósticado com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) recentemente, Maurício decidiu enviar como projeto uma inteligência artifical que analisa o comportamento do usuário e dá origem a uma série de hábitos e orientações para jovens com TDAH, que costumam ter maiores dificuldades para se adptarem a rotinas, ter foco e concentração nas tarefas.

Agora, para realizar o sonho, o jovem precisa arrecadar dinheiro suficiente para custear as suas passagens áreas até São Paulo, onde viverá na residência universitária da faculdade. A data limite do estudante é 22 de janeiro, dia em que se mudará de Jardim do Seridó para a capital paulista. Além desses custos, o dinheiro também será necessário para comprar utensílios de cozinha e roupas de cama e banho, por exemplo.

As doações poderão ser enviadas por meio do pix cuja chave é o próprio celular de Maurício (84) 99417-1009.

Outros envios podem ser feitos por meio de depósito através da conta:

Banco do Brasil
Agência: 2210-1
Poupança: 16.450-X
Variação: 51

Do Blog de Gláucia Lima

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.