Desemprego no RN registra leve redução e é o terceiro menor do Nordeste

A taxa de desocupação do RN para o trimestre de julho a setembro de 2021 ficou em 14,7%, o que significa uma pequena diminuição em relação ao trimestre anterior (16,3%). Essa redução foi identificada em todos os estados brasileiros. Em comparação ao mesmo trimestre de 2020 (17,8%), a taxa de desocupação potiguar registrou uma diminuição de 3,1 pontos percentuais. 

O RN tem a 8ª maior taxa de desocupação do país, porém a 3ª menor do Nordeste. Enquanto Santa Catarina (5,3%) e Mato Grosso (6,6%) estão em melhor situação no mercado de trabalho do país, Pernambuco (19,3%) e Bahia (18,7%) têm os piores índices. Em termos absolutos, a força de trabalho potiguar é estimada em 1,5 milhão de pessoas, sendo 1,28 milhão de pessoas ocupadas e 221 mil desocupadas. 

A PNAD Contínua considera como desocupada a pessoa que estava sem trabalho e que tomou alguma providência para conseguir emprego, como: entregar currículo, atender a entrevistas de emprego, inscrever-se em concurso, entre outras atitudes. Essas pessoas estavam disponíveis para assumir o posto de trabalho naquela semana caso o tivessem encontrado, porém não obtiveram êxito.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.