Governo do Estado investe R$ 800 mil para instalação da Casa do Artesão de Caicó

A governadora Fátima Bezerra visitou nesta terça-feira (27) a reforma do antigo casarão onde funcionou  a coletoria geral do Estado, antigo fisco, na cidade de Caicó e que será a futura instalação da Casa do Artesão ainda a ser inaugurada pelo Governo do Estado que investe R$ 793 mil na obra.

“Isso aqui só tem sentido porque é uma conquista do movimento dos artesãos do Seridó”, disse a governadora Fátima Bezerra.  De acordo com ela, a Casa do Artesão de Caicó será uma das obras mais importantes do Governo para artesãos e artesãs da região Seridó. De acordo com o SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), o Seridó tem 2.128 artesãos, sendo 665 somente de Caicó.

“Nosso Governo sabe da força que tem o artesanato no Estado e pelo que ele fala da nossa cultura, da nossa história, da alma do nosso povo e o quanto ele agrega do ponto de vista econômico e o quanto agrega como fator de geração de emprego”, disse a governadora.

Reformado e ampliada pelo Governo do RN, através do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o antigo casarão fica no centro de Caicó, em um trecho importante da memória cultural e econômica do município, a poucos metros do Mercado Público e da Praça de Alimentação da cidade.

“O artesão seridoense é protagonista da sua própria arte. Estamos trabalhando para que esta Casa realmente seja um elo entre os artesãos da cidade e de toda a região”, frisou Fátima Bezerra.
A secretária-adjunta da Sethas-RN, Josiane Bezerra, explicou que a gestão da Casa será por um modelo híbrido a ser desenvolvido por técnicos do Proarte e da Economia Solidária da Sethas orientada pelo marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Há quinze anos que o casarão estava fechado. Também será elaborado um plano de negócios para o espaço que será ocupado pelo setor do artesanato do Seridó.

Quando for inaugurada, a Casa vai ser dividida por tipologias do artesanato, contando ainda com auditório, sala para exposições de obras de arte e espaço administrativo sob a coordenação do Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte) da SETHAS que estuda.

A Casa do Artesão de Caicó será um espaço multiuso gerido pelo Programa do Artesanato do Rio Grande de Norte (Proarte) da SETHAS com área para  exposição de artesanato, realização de oficinais, encontros, palestras, debates e outros atividades artísticas e um reconhecimento da atividade artesanal na região Seridó como um dos segmentos mais importantes na geração de emprego e renda.

O Seridó é rico no artesanato em couro, madeira, cerâmica e o bordado, polarizado nas cidades da microrregião do Seridó Ocidental, região é registrada como IG – indicação geográfica, que agrega valor aos produtos tradicionais regionais valorizando e protegendo as características do território e ou de sua maneira de fazer. Os bordados em Caicó ganharão o selo “Indicação de procedência – bordado de Caicó”.

Desde agosto, com o avanço das obras de reforma do casarão, a área técnica da Coordenadoria de Projetos Especiais (COPE) da Sethas  trabalha no planejamento para a ocupação e gestão do espaço com a equipe do Proarte e em diálogo com o Sebrae.

Durante a visita à Casa do Artesão, a governadora estava acompanhada do deputado estadual Francisco Assis Medeiros, da secretária-adjunta da Sethas, Josiane Bezerra, da secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, e do diretor-técnico do Sebrae-RN, João Hélio.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.