CBH-PPA participa de reunião com diretores da Agência Nacional de Águas e o Governo do RN em Natal

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu esteve representado na reunião que discutiu a gestão de recursos hídricos do RN. O evento aconteceu em Natal e contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas – ANA, Governo do RN, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs e do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró. Representando o CBH PPA estiveram o presidente, Paulo Varella; e o segundo secretário, Procópio Lucena.

A reunião foi dividida em dois momentos: primeiro a comitiva esteve com o secretário de Recursos Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti. Na sequencia, o encontro aconteceu com a governadora do Estado, Fátima Bezerra.

Durante os dois momentos, além de reforçar as parcerias para agilizar a conclusão da barragem de Oiticica, foram discutidas também estratégias de avanço e consolidação do sistema adutor do RN, os programas de convivência com o semiárido, como o Progestão e o Projeto Seridó, e questões de fiscalização e reparos nas principais barragens do estado.

A governadora ressaltou a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN. “Faço questão de enaltecer o papel do Comitê de bacias. Tudo faremos para apoiar e incentivar o comitê pelo papel que exerce. É o Governo e a sociedade juntos, debatendo de forma séria, pautando o trabalho e as políticas de convivências”, pontuou ao afirmar que as questões hídricas estaduais precisam ser debatidas de forma sistemática e transparente.

Ricardo Andrade, diretor de gestão da ANA, reafirmou a importância das ações desenvolvidas no estado. “A agenda do RN é riquíssima para nós. É um estado que faz o dever de casa e possui muitos projetos ricos, tanto que o priorizamos como um dos primeiros quatro estados a serem visitados nesta nova fase de gestões governamentais”. Representando a ANA, o diretor reafirmou a parceria e lembrou que são muitos os desafios para operacionalizar as ações. “Nós temos uma relação muito profícua com o RN e com certeza seremos muito bem recebidos por uma equipe bem preparada, profissional e de competência, o que faz com que nós da ANA tenhamos muita confiança, ainda mais pelo comprometimento político da governadora e do senador Jean-Paul Prates”, completou.

Também participaram da reunião o senador Jean Paul Prates, o vice-governador Antenor Roberto, Oscar Cordeiro, diretor de regulação da ANA, Tibério Magalhães Pinheiro, superintendente de implementação de programas e projetos (SIP/ANA), Humberto Gonçalves, superintendente de apoio ao sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos (SAS/ANA), Flávia Barros (Coordenadora do PISF na ANA), Ângelo Guerra, diretor Geral do DNOCS, secretários e gestores estaduais, João Maria Cavalcanti (Semarh), Caramuru Paiva (Igarn), Roberto Sérgio Linhares (Caern), Leonlene Aguiar (Idema), Paulo Varella, presidente dos Comitês de Bacias do RN, Carlos Nobre, coordenador do COGERH/SEMARH, Procópio Lucena (Seapac), Rodrigo Guimarães de Carvalho, presidente do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.