8 de Janeiro foi tentativa de golpe, diz José Dirceu em manifestação

José Dirceu em ato a favor da democracia em São Paulo
“Nós temos que relembrar o golpe de 1964 e os 21 anos de ditadura. Até porque no dia 8 de janeiro de 2023 houve uma tentativa de dar um golpe militar, comandada por Jair Bolsonaro”, disse DirceuManifestação da esquerda em Salvador foi feita no largo do PelourinhoUm dos focos do evento foram as críticas ao ex-presidente Jair BolsonaroA presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, compareceu ao eventoA organização do evento montou um palanque para autoridades no largo do PelourinhoO governador Jerônimo Rodrigues também participou do atoMulher segura carta que fala nos "estilhaços" da ditadura; golpe militar completa 60 anos em 31 de marçoManifestante segura folha de papel com a frase "Onde está Honestino Guimarães?", em referência ao líder estudantil morto durante o regime militarO ato em Brasília foi realizado na praça Zumbi dos PalmaresManifestantes seguram faixa com a frase "Ditadura nunca mais"Em Brasília, também choveu durante o eventoEm São Paulo, o evento foi feito no largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da USPOs atos por todo o país tiOs atos em todo o país foram organizados pela CUT e outras centrais sindicaisO candidato a prefeito Guilherme Boulos não compareceu ao atoManifestação em SP foi realizada durante chuvaA faixa com a frase "Ditadura nunca mais" foi estendida na frente do palanqueAqueles que discursaram no palanque tiveram que usar capas de chuva por conta do temporalFoto de cima do ato realizado pela esquerda neste sábado (23.mar)

O ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu (PT) disse neste sábado (23.mar.2024) que os atos do 8 de Janeiro, que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram “uma tentativa de golpe”.

A declaração foi dada durante ato “pró-democracia” em São Paulo convocado por organizações de esquerda. Dentre as pautas das manifestações, realizadas em diversas cidades do Brasil, estavam também relembrar o golpe militar de Estado de 1964, e cobrar o fim do “genocídio na Palestina”. 

“Nós temos que relembrar o golpe de 1964 e os 21 anos de ditadura. Até porque no dia 8 de janeiro de 2023 houve uma tentativa de dar um golpe militar, comandada por Jair Bolsonaro”, disse Dirceu em vídeo publicado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) de São Paulo.

Segundo o ex-ministro, é necessário “relembrar aqueles que caíram no tanque da ditadura” e “relembrar os crimes” cometidos naquele período. “Sem democracia, o povo não tem voz e não tem vez”, afirmou.

Assista (1min30s):

Os atos convocados pela esquerda para este sábado (23.mar.2024) tiveram, em geral, um público esvaziado. Fotos e vídeos nas redes sociais mostram como se deram as mobilizações nas capitais brasileiras.

A manifestação é uma tentativa de responder nas ruas ao ato bolsonarista de 25 de fevereiro na av. Paulista, em São Paulo (SP), que teve de 300 mil a 350 mil pessoas. Os manifestantes do PT foram orientados a não citar Jair Bolsonaro, e foi o que aconteceu. Só que a expressão “Ditadura nunca mais!” é uma referência indireta ao ex-presidente e a seus apoiadores que, no entender da esquerda, tentaram dar um golpe de Estado no final de 2022.

Os eventos convocados para Salvador e São Paulo são considerados os principais. O Poder360 esteve em ambas as cidades para fotografar a movimentação.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.