75% dos consumidores de Fortaleza estão endividados, diz pesquisa

Em Fortaleza, 75,4% dos consumidores têm algum tipo de dívida. A conclusão é de uma pesquisa feita em janeiro e fevereiro deste ano pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE.

O resultado mostra um crescimento de 2,4 pontos percentuais em relação aos últimos dois anos do ano passado, quando o endividamento do fortalezense estava em 73%.

Em relação à proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso, houve, porém, diminuição de 5,1 pontos percentuais, passando de 27,3% no bimestre novembro/dezembro para 22,2% no período atual.

Quem mais tem dificuldade em honrar os compromissos financeiros são, segundo o estudo, homens (23,3%), com idade entre 25 e 34 anos (25,4%) e que têm renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (22,8%).

Já o tempo médio de atraso nos pagamentos é de 69 dias, e a principal justificativa para a não quitação da dívida é a necessidade de adiar (50%) as contas para que o dinheiro seja aplicado em outras finalidades. O segundo motivo mais mencionado na pesquisa é desequilíbrio financeiro, citado por 44,3% dos entrevistados, seguido de contestação das obrigações (4,6%) e perda de prazo por esquecimento (4,2%).

Do Diário do Nordeste

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.