2024 alcança o maior registro anual de dengue deste século

Aedes aegypti
O mosquito Aedes Aegypti transmite doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya

O Brasil registrou 1.889.206 casos prováveis de dengue em 2024 até esta 2ª feira (18.mar.2024). Com o número, o ano atinge o maior patamar da doença neste século. O pior ano, até então, havia sido 2015, quando, em 12 meses, houve 1.688.700 casos.

De janeiro a março de 2024, 561 pessoas morreram pelo vírus. A letalidade dos casos graves da doença é de 3,52.

 

O Ministério da Saúde avalia que haverá uma diminuição das infecções de dengue nas próximas semanas. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas na 3ª feira (12.mar), a curva de novos casos deve descer “na mesma velocidade” em que subiu.

No entanto, especialistas avaliam que o pior ainda está por vir. Conforme avaliam infectologistas e virologistas entrevistados pelo Poder360, o pico da doença deve se manter nos meses de abril e maio, como ocorreu em anos anteriores, com números maiores. Em fevereiro, a Saúde projetava que o Brasil poderia chegar a 4,2 milhões de casos até dezembro.

O que explica o aumento – para o Ministério da Saúde e infectologistas, o salto no número de casos se relaciona a 3 principais fatores:

O Ministério da Saúde divulga diariamente os últimos dados de casos prováveis, mortes em investigação e confirmadas, e o coeficiente de incidência de dengue no Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.