2015: união e luta contra a seca

Deputado Ezequiel Ferreira de Souza

Um dos cenários mais conhecidos e belos do interior do Rio Grande do Norte é o açude Gargalheiras, em Acari. Durante os períodos em que o reservatório está com a capacidade máxima, o sangradouro se transforma em ponto turístico e também dá a ideia de como está a vida dos agricultores da região Seridó. Porém, o volume de água está longe dos 44 milhões de metros cúbicos de capacidade, inviabilizando boa parte das atividades do local, sinal de que os tempos estão difíceis no meio rural. Esse é o cenário encontrado atualmente. Para amenizar os efeitos de uma das piores secas da história, a Assembleia Legislativa não tem medido esforços.

Em 2015, os municípios do Rio Grande do Norte conviveram com o quarto ano consecutivo de seca. A estiagem deixou pelo menos 18 cidades em colapso total de água e quase metade dos municípios enfrentando rodízio de abastecimento. O assunto foi o principal tema dos debates no plenário do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, que acompanhou e fiscalizou as ações de combate à crise hídrica, através da Frente Parlamentar da Água e do Comitê de Ações de Combate à Seca.

“Os 24 deputados estão engajados na luta contra a seca no Rio Grande do Norte. O assunto foi tema de debate em audiências públicas, reuniões com o Poder Executivo, e no plenário, onde todos solicitaram ações urgentes para solucionar a crise hídrica que vivemos. O nosso trabalho continua até que as obras da adutora de engate rápido, em Currais Novos, a barragem de Oiticica e ações no Alto Oeste tragam soluções definitivas, assim como as águas da transposição do São Francisco”, afirmou o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira.

Em Brasília, o presidente Ezequiel Ferreira participou de reunião com a bancada federal para tratar, entre outros assuntos, de projetos de irrigação e sistemas de abastecimento de água para o Rio Grande do Norte. “A seca é um problema que não pode ser negligenciado e a Assembleia tem cumprido seu papel. Em 2016, com toda certeza, o Legislativo permanecerá trabalhando para o benefício do estado”, disse Ezequiel Ferreira.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.