14 pessoas deixam Conselhão de Lula e 20 passam a integrar o grupo

Lula em reunião com o Conselhão sobre crédito
Na foto, o presidente Lula durante reunião com o Grupo de Trabalho de Crédito e Investimento do Conselhão, em outubro de 2023, no Palácio do Planalto

A cardiologista Ludmilla Hajjar, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Floriano Marques e outras 12 pessoas deixaram seus cargos no CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), o Conselhão. Outros 3 postos foram extintos em razão da morte dos ocupantes. Eram do empresário Abílio Diniz, morto em 2024, do físico Ennio Candotti e da ativista Nalu Faria, mortos em 2023.

As dispensas foram publicadas em decreto do Diário Oficial da União desta 4ª feira (26.jun.2024). Eis a íntegra (PDF – 116 kB). No mesmo texto, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) nomeou 20 novos integrantes do grupo. A lista inclui o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban. O mandato dos participantes deve durar até 3 de maio de 2025.

O Conselhão tem o objetivo de ajudar o presidente da República a elaborar políticas públicas para o crescimento econômico e desenvolvimento social do país. Criado em 2003 por Lula, é formado por lideranças indicadas pelo chefe do Executivo federal.

Dos 14 participantes dispensados, 12 renunciaram ao cargo. São eles:

Foram dispensados sem justificativa:

Eis a lista dos novos integrantes nomeados por Lula:

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.