Marcos Dantas

Seapac deseja inserir reuso de água em suas tecnologias


Quintal produtivo em Lagoa Nova - Foto: Marcos Dantas

Quintal produtivo em Lagoa Nova – Foto: Marcos Dantas

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), pretende inserir o reuso de águas nas suas tecnologias. A informação foi confirmada pelo coordenador estadual do órgão, Francisco Teixeira durante entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta sexta (28). De acordo com ele, já existe um experimento sendo feito na cidade de Lagoa Nova, região do Seridó.

A intenção é envolver uma tecnologia individual para quem já tenham as cisternas em suas unidades familiares. O próximo passo é alcançar um preço que seja acessível a todos, e interessados em financiar o programa. Teixeira acredita que é possível iniciar os primeiros projetos já a partir de Janeiro de 2017.

Numa região como a nossa onde a água é escassa, o reuso para a atividade, principalmente agrícola é fundamental, e aí o incentivo para a produção dos quintais produtivos, como o Seapac já está incentivando com o Programa e Cisternas, isso vai potencializar a água escassa que nós temos. Você imaginar que de cada litro d’água que você consume você pode reaproveitar 70%. Então você praticamente tem dois litros d’água que pode usar, não só para as necessidades humanas, mas também para a produção”, analisou.

Ouça Francisco Teixeira