Marcos Dantas

Rosberg é o mais rápido nos treinos e larga na pole position no GP do Japão


O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, partirá da pole no Grande Prêmio de Fórmula 1 do Japão, que será disputado no domingo (9) em Suzuka (2 h de Brasília), ao lado de seu companheiro de escuderia Lewis Hamilton, a quem superou neste sábado nos treinos classificatórios. “Sabia que podia fazer isso”, confessou o alemão, líder do Mundial. A Q3 foi “bastante intensa, mas me sentia bem. Sabia que se desse uma boa volta seria suficiente”, acrescentou.

E assim ocorreu com sua 13ª volta, na qual superou Hamilton em 13 milésimos, o que, traduzido ao espaço físico a 230 quilômetros por hora, representa 82 centímetros. Trata-se da 30ª pole position de Rosberg na Fórmula 1, que nas séries classificatórias estabeleceu um novo recorde de pista com uma volta de 1 minuto 30 segundos 647/1000, ou seja, quase dois segundos a menos que em 2015.

O alemão está em um grande momento, e conquistou sua oitava pole na temporada, as mesmas que o tricampeão mundial britânico. Rosberg se mostrou inalcançável desde o início do Grande Prêmio japonês, sendo o mais rápido nos três treinos livres e na sessão oficial deste sábado (8).