Marcos Dantas

Revisão do Plano de Saneamento Básico de Caicó será apresentado no dia 10 de novembro durante audiência pública


catssaneamebto

Engenheiros da empresa Premier Engenharia e Consultoria, com sede em Florianópolis (SC) passaram a semana toda em Caicó, concluindo a versão preliminar da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, em atendimento a Lei Federal nº 11.445/2007.

De acordo com Rafael Meira Salvador, engenheiro da empresa e um dos responsáveis pelo estudo, a sociedade poderá conhecer o Plano em uma audiência pública que será realizada no dia 10 de novembro, a partir das 19 horas na Câmara Municipal de Caicó.

Na audiência, além da apresentação da situação atual do saneamento básico de Caicó, será também conhecido o planejamento dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana/manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana/manejo de águas pluviais para os próximos 20 (vinte) anos.

Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Rafael reconhece que as deficiências de Caicó são semelhantes a da maioria dos municípios brasileiros. “Hoje a grande deficiência no Brasil se concentra na falta se coleta e tratamento de esgoto, e na questão da unidade de disposição de lixo, muitas cidades ainda não tem o aterro sanitário, que é a unidade correta para a destinação do lixo”, explicou.

O Plano traz metas a serem cumpridas pelo Município de Caicó imediatamente, e a curto, médio e longo prazo. “As imediatas seriam nos primeiros três anos. De imediato, a implantação de um aterro sanitário, isso é fundamental. O lixo que hoje é coletado nas residências está indo para um lixão”.

Após o Plano Municipal de Saneamento Básico de Caicó virar Lei, nos primeiros 7 anos terão que ser cumpridas as metas de maior relevância. “Se isso não for cumprido pelo Poder Público, vai ter que ser feita uma justificativa do porquê de não estar sendo feito. O saneamento básico é importantíssimo para a Saúde Pública, e não existe justificativa para não cumprir esse plano”, finalizou Rafael que, dentro de uma previsão bastante otimista, acredita que em sete anos, quase todas as metas do Plano estarão cumpridas.