Marcos Dantas

Outubro Rosa: vereadora Eudiane Macedo promove ação de conscientização


Nesta quarta (19), a partir das 9h, a vereadora Eudiane Macedo (Solidariedade) estará na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, promovendo uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro do Outubro Rosa.
Todos os anos, o mandato da parlamentar vai a pontos de grande circulação de pessoas na capital para conversar e distribuir panfletos com esclarecimentos sobre autoexame, importância do acompanhamento médico regular e cuidados especiais que auxiliam na identificação precoce do câncer de mama.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Norte, 40 em cada 100 mil mulheres desenvolvem câncer de mama. “Prevenção é a palavra de ordem. Porque em se tratando de câncer a descoberta precoce da doença é fator decisivo para a cura. Por isso é tão importante a mulher conhecer o próprio corpo e também se consultar uma vez por ano com o mastologista. Porque muitos nódulos só são detectados através de mamografia ou ultrassonografia mamária”, explicou a vereadora Eudiane Macedo.
Informações importantes:
20 anos – fazer o primeiro exame clínico
35 anos – fazer a primeira mamografia de controle
A partir dos 40 anos – exame clínico e mamografia uma vez a cada dois anos
A partir dos 50 anos – exame clínico e mamografia uma vez ao ano
Serviço:
Ação de Conscientização Outubro Rosa
Dia: 19/10/2016
Hora: 9h
Local: Praça Gentil Ferreira, no Alecrim