Marcos Dantas

Natalenses terão programação cultural diversificada no “Natal em Natal”


A tradição da realização do “Natal em Natal” não poderia ser quebrada diante da crise financeira que o País atravessa e que atingiu em cheio estado e município.

O prefeito Carlos Eduardo uniu as secretarias municipais envolvidas nesse processo utilizando criatividade e capacidade gerencial para vencer este desafio de não deixar o natalense ficar sem o seu “Natal em Natal”.

Festa consolidada no seu calendário turístico o prefeito topou enfrentar até mesmo as críticas de quem não ama Natal, mas resolveu vencendo todos os obstáculos pode desenvolver com sua equipe uma programação enxuta e gastos reduzidos que terão seu retorno como fomentador de emprego e renda durante todo o período de sua realização.

O “Natal em Natal” teve início nesta quarta-feira com iluminação da árvore de Mirassol e vai até 6 de janeiro com a Festa dos Reis Magos.

Um dos pontos altos do Natal em Natal será o Festival Literário (FLIN). Para o prefeito Carlos Eduardo, um evento importante por reunir a comunidade cultural e a população em torno de debates sobre questões da atualidade, por fomentar a leitura e a produção literária local. “O FLIN ajuda a integrar estudantes, editoras locais, figuras consagradas da nossa literatura e do meio cultural em grandes debates sobre ideias diversas”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.

VEJA AS ATRAÇÕES DO ‘NATAL EM NATAL’

· “Nossa Orla” com shows, culturais e de lazer nas praias do Meio, Forte e Redinha, todos não remunerados com apresentações na Árvore do Mirassol.

· Nas áreas do Patrimônio, o Natal em Natal terá as comemorações do aniversário do Memorial Natal com o espetáculo “O Pequeno Príncipe e Fiorela”, 12 de novembro, e dia 19 de novembro com a “Caminhada Histórica do Natal”, que percorre 50 monumentos e atrações históricas, com arrecadação de alimentos para instituições beneficentes.

· O setor do Audiovisual – cujo investimento da Prefeitura do Natal entre 2013 e 2015 possibilitou a produção de obras audiovisuais – se fará presente durante o Festival Literário de Natal, com o lançamento do curta “Mar de Zila”, de Ariane Mondo, premiado no Edital Cine Natal 2014. Além da exibição dos curtas premiados nas demais edições do Cine Natal.

· O tradicional Encontro de Corais de Natal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, acontece de 16 a 19 de novembro, com apresentações no auditório do Cemure, sempre às 19h, e apresentações externas no Midway Mall (dia 17, às 16h), Parque das Dunas (dia 18, às 15h e dia 19 às 9h) e Igreja do Galo (dia 18, às 17h30).

· Na Zona Norte, acontece a Batalha do Vinho, tradicional projeto de música urbana que reúne artistas do hip hop e do rap em duelos de poesia urbana, no espaço Jesiel Figueiredo, todos os sábados, das 18h às 21h.

· Além disso, estão confirmadas ações já tradicionais no calendário, como o Réveillon com artistas potiguares e a Festa de Reis.

O Natal em Natal envolve esforço e dedicação de diversas secretarias do Município, como as Secretarias de Turismo, Mobilidade, Segurança, Saúde, Comunicação, Educação, Limpeza Pública e Serviços Urbanos.