Marcos Dantas

Márcia Maia defende ida de parte dos recursos do TJRN ao Governo para UTIs infantis no RN


A deputada estadual Márcia Maia (PSDB-RN) defendeu nesta sexta-feira (04) que parte dos recursos de R$ 100 milhões a serem repassados pelo Tribunal de Justiça ao governo do Estado, para as áreas de Segurança e Saúde, sejam utilizados na instalação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal e pediátrica.

Há uma recomendação do Ministério da Saúde, de quatro leitos neonatal para cada mil recém-nascidos, e três infantis para cada 10 mil crianças com até 14 anos. No Rio Grande do Norte, o déficit é superior a 300 leitos de UTIs infantis. Cada leito é suficiente para salvar 40 crianças por ano, segundo estimativa.

“A situação é grave e estamos perdendo crianças por causa da falta dessas unidades de tratamento. Precisamos resolver esse problema em curto prazo, pois as crianças não podem esperar. O déficit é de 300 unidades entre Neonatal e Pediátricas e isso precisa começar a ser superado”, disse Márcia.

Márcia fez a defesa durante uma reunião entre uma comitiva formada por deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes da Região do Seridó e o presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, de propor a liberação dos recursos ao governo do RN. Na oportunidade, o grupo traçou um quadro sobre as graves dificuldades enfrentadas pelo sistema de Saúde da região, em especial o Hospital Regional do Seridó, em Caicó.