Marcos Dantas

Grupo Amigos Solidários arrecada alimentos para doação de sopão e cuscuz, no Frei Damião


Por Anna Jailma 

Desde agosto de 2015, iniciou na comunidade Frei Damião de Caicó, uma rede solidária, com objetivo de amenizar a dificuldade vivenciada naquele bairro, que sofre diversas carências. Um grupo de poucas pessoas começou a fazer distribuição de sopa, ou feijoada, a cada 15 dias. Com o passar do tempo, cresceu a vontade de fazer semanalmente e escolheram fazer o “sopão” com cuscuz, por serem alimentos práticos, nutritivos e sem muito custo financeiro.

Neste ano de 2016, o grupo intitulado de Amigos Solidários, conta com cerca de 20 pessoas à frente da organização. Eles juntos fazem doações, arrecadam ingredientes com outras pessoas, levam o material em transportes próprios para a comunidade, e cozinham o sopão e o cuscuz; distribuindo com todas as famílias da comunidade. “Hoje o sopão e o cuscuz são doados semanalmente, inclusive, o cuscuz de cada semana é realizado com 30 pacotes de flocão. E ficamos felizes com a satisfação da comunidade. Além da distribuição de sopão e cuscuz toda semana, sempre que é possível realizamos doações de roupas e calçados usados. No Dia das Crianças foi feito almoço para as crianças e seus pais e houve muita brincadeira e distribuição de lancheiras. Um fato que muito nos marcou foi quando no ano passado, também através de doações, conseguimos comprar um carro pipa para amenizar a sede da comunidade. O tanque foi abastecido e todas as famílias puderam levar um pouco d’água para casa”, diz emocionado o jovem Luiz Santos, que é um dos organizadores da ação solidária.

No grupo também está Sandra Fotógrafa, que também contribui fazendo fotografias que enriquecem a divulgação do trabalho à serviço da comunidade, divulgando na rede social e assim ampliando a arrecadação de doações. “Percebemos que nas semanas que não havia divulgação em rede social ou em outro meio de comunicação, havia dificuldade de arrecadar alimentos. Com a página em rede social, a participação das pessoas aumentou. As vezes ignoram o fato da ação de caridade ser divulgada, mas, fazemos por uma necessidade de que a rede solidária aumente; no sentido de melhor proporcionar o trabalho a serviço da comunidade”, explica Luiz. Para a doação de ingredientes para doação de sopa e cuscuz, o grupo Amigos Solidários arrecada: batatinha, cenoura, cebola, leite, alho, tempero completo, coentro, macarrão e flocão. As doações podem ser realizadas nas Lojas O Boticário, de Caicó, ou entrando em contato com Luiz pelo telefone (84) 9 9684-4582