Em carta, Dom Antônio Carlos reconhece importância do trabalho feito Companhia das Filhas da Caridade na Diocese de Caicó

Caríssimas Irmã Maria Ilza Ferreira, visitadora da Província do Recife, e demais irmãs do Conselho Provincial

Saudações Fraternas em Cristo Jesus

Queridas irmãs, respondendo a carta que vocês me enviaram, datada de 19 de Julho do corrente ano, quando comunicaram a decisão de se retirarem da obra do Abrigo Professor Pedro Gurgel, em Caicó, dando-nos o prazo até o mês de dezembro, digo-lhes:

Diante dos argumentos apresentados: número reduzido de Irmãs para o serviço e disponibilidade para uma necessidade mais urgente da Província; apesar de lamentar, compreendi e aceitar a decisão de vocês. Sou religioso Missionário do Sagrado Coração e sei do momento de crise da vida religiosa, sobretudo, da vida religiosa feminina com a diminuição das vocações e com o envelhecimento das irmãs. Fui provincial durante dois anos e também sei do sofrimento pelo qual passa o superior e seu conselho quando necessita tomar uma decisão semelhante a esta, por isso desde a primeira hora procurei defender a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Conheço a consistência do carisma e da espiritualidade desta Sociedade de Vida Apostólica. O carisma inspirado a São Vicente de Paulo tem enriquecido a Igreja nesses últimos 400 anos.

Sei que este momento é muito delicado para a Província, para as irmãs que estão aqui na obra e que são chamadas a outra missão, para o povo que durante 66 anos conviveu com as vicentinas, sobretudo, com Irmã Lúcia, que está aqui há 64 anos. Nesta hora o coração pode falar mais alto do que a razão e fechar os nossos olhos para os sinais de deus que estão presentes em todos os momentos de nossa vida. Sincronicamente estamos vivendo esta transição no tempo do Advento, tempo da alegre expectativa, tempo de perceber que Aquele que vem, já veio e está no meio de nós. Que só Ele permanece. Tempo para distinguirmos as obras de Deus do Deus das obras. As obras de Deus passam, o Deus das obras permanecem.

A história deste Abrigo, da presença das Filhas da Caridade e do bairro Paraíba se identificam e se tornam uma mesma história. Em nome da Diocese de Caicó quero lhes agradecer pelo serviço generoso, gratuito e misericordioso que vocês realizaram não só no Abrigo, mas saibam que vocês foram um sinal de São Vicente de Paulo na nossa diocese, convidando-nos acolher no pobre, de um especial no idoso, o próprio Senhor.

Peço a Deus que este momento seja um kairós, um tempo de graça, para todos nós, que dá dor possa brotar a alegria, que Deus possa fazer chover no deserto do nosso coração, florindo a fé, a esperança e a caridade.

Concluo com as palavras de São Vicente: “A Caridade é maior do que quaisquer regras, que, além do mais, devem todas tender a ela. E como a caridade é uma grande dama, faz-se necessário cumprir o que ordena”.

De peito aberto,
Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo de Caicó

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.