Em artigo professor da UFRN alerta para aumento no preço da gasolina

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Zivanilson Silva, doutor em Economia, publicou artigo na imprensa potiguar alertando para o risco do aumento do combustível. Ele observou que o início deste ano já sinaliza com a possibilidade de aumento do preço do combustível.

“O aumento do preço do barril de petróleo no mercado internacional e o comportamento das distribuidoras (no reajuste freqüente no repasse para os revendedores), inevitavelmente, trarão como reflexo uma majoração no preço do combustível pago por nós, consumidores”, observou o professor.

Ele chamou atenção para o negócio do combustível e destacou que o revendedor do produto é tão vítima quanto o consumidor. “O revendedor é o mais frágil nessa cadeia do negócio de combustível. Estudos mostram que o preço da gasolina, quando chega para o revendedor, ele já vem com 88% ou 89% formado. Ou seja, a “margem” do revendedor  para a sua planilha própria de tornar o seu produto mais competitivo (a partir do preço) é de apenas 12%”, disse o professor no artigo publicado.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.