Educação na Rede: “O desafio das palavras”

nuvem_menor

Palavras apenas palavras, umas se transformam, outras modificam o sentido da vida, aquelas pronunciadas, anteriormente, geram grandes desafios, afinal de contas, o que seria do homem sem a palavra? Questionamento complexo de responder, porém, a comunicação facilita o verdadeiro desafio das palavras. Exercer a escrita, em nossa atualidade, requer habilidades em um repleto universo das letras. As mudanças ortográficas, postas, prejudicam o aprendizado de anos, ou melhor, forçam todos a ter que repensar a sua escrita, em conformidade com as alterações propostas.

Criar e recriar, novos modelos, permitem desafios constantes àqueles que não tiveram acesso de qualidade a produção da escrita. Repensar, novas formas e modelos, é compreender as sábias palavras de muitos ‘não preciso saber escrever, você precisa apenas entender o que eu quis dizer’. A incompreensão do que foi falado é fato consumado em um recorte da sociedade brasileira, afinal, os meios sociais de comunicação de massa prejudicam a escrita, pois, a economia de caracteres contribui para o fortalecimento do erro e da criação de vícios linguísticos.

As atividades corriqueiras e a limitação de letras fortalecem, cada vez mais, estas afirmativas prejudicando, veementemente, os desafios da humanidade em seu problema maior que é a utilização das palavras, que não geram ambiguidade, que não sejam incompreensíveis. No entanto, compete-nos a realizar um aprendizado naquilo que um dia foi apreendido de maneira salutar e humilde, pois, ainda há sempre tempo para aprender, mesmo aquilo que um dia foi concebido.

Prof. Me. Petrúcio Ferreira