Dom Jaime Vieira Rocha por Procópio Lucena

FOTO OFICIAL DOM JAIMEPor ocasião dos 40 anos de sacerdócio de Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo da Arquidiocese de Natal, foi lançada uma publicação com vários artigos, escritos por muitos de seus amigos. Um deles foi o do articulador Estadual do Seapac, José Procópio de Lucena. O Blog do Marcos Dantas destaca a homenagem ao religioso:

Difícil escolher o que dizer sobre Dom Jaime, tantos são suas qualidades e adjetivos para classificá-lo. Pequeno no tamanho, gigante na defesa do povo  em sua passagem  pelo Seridó. D. Jaime ajudou com maestria a fazer o plano de desenvolvimento do Seridó e a fundar a Agência de desenvolvimento do seridó, sendo seu primeiro presidente.  Fortaleceu o setor social da Diocese  de Caicó que atuou em aliança com os movimentos sociais da região na defesa da justiça, dos direitos e da igualdade.

Apoiou de forma apaixonada e destemida o processo de organização comunitária rural do Seridó que deu visibilidade política e orgânica aos agricultores e agricultoras familiares na conquista de políticas públicas e controle social. Esse engajamento projetou a figura de D. Jaime nacionalmente e internacionalmente, tornando-o conhecido pela sua opção de vida em apoiar incondicionalmente as lutas populares, especialmente o associativismo vinculado ao povo campesino e tantas outras identidades da luta popular. Na sua condição de bispo da igreja do Seridó estimulou o compromisso e o posicionamento da Diocese para muitas outras causas sociais e ambientais.

Posso me considerar um privilegiado por ter estado perto e convivido com Dom Jaime durante todo seu pastorei na Diocese de Caicó e neste momento de seus 40 anos de vida sacerdotal profundamente dedicada à opção pelos pobres, lhe desejo muita luz e sabedoria para continuar lutando para que a igreja assuma cada vez mais a causa dos oprimidos e dos excluídos, saindo dos templos, em direção às periferias como o papa Francisco convoca hoje a Igreja.

José Procópio de Lucena – Engenheiro-agrônomo e articulador do SEAPAC

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.