Conselho de Saúde do RN é provocado sobre a crise no Hospital Regional de Caicó

HOSPITAL REGIONAL 2222

Em contato com o Blog do Marcos Dantas, o presidente do Conselho de Saúde de Caicó, José Procópio de Lucena confirmou já ter provocado o Conselho Estadual de Saúde, sobre a crise instalada há anos, e agravada nos últimos dias no Hospital Regional do Seridó. O Blog teve acesso ao e-mail enviado pro Procópio ao Conselho Estadual.

“O Hospital Regional do Seridó ficou abandonado no governo passado e continua do mesmo jeito no atual governo, uma situação caótica, extremamente grave, ao ponto de pacientes que for internado terá que comprar seus próprios medicamentos e soro, além de outros insumos. Um descalabro que deveria envergonhar os agentes políticos de Caicó e do Estado. Por outro lado o Centro de Hemodiálise, que funciona dentro do Hospital, ameaça paralisar suas atividades, alegando que o governo estadual não repassou ainda em 2015 as verbas que recebeu do governo federal para o tratamento de hemodiálise. Estes episódios demonstram o desgoverno e a falta de compromisso dos tomadores de decisões tanto em nível de estada quanto de região com a saúde do povo do Seridó.

Diante deste cenário de caos e ataque aos direitos da população em ter saúde pública de qualidade na região do Seridó, venho em nome do Conselho Municipal de saúde de Caicó, solicitar ao Conselho Estadual de saúde, na pessoa de seu presidente, marcar em caráter de urgência uma reunião com o secretário estadual de saúde e o próprio governador para juntamente com os gestores do hospital, sociedade civil organizada, conselhos municipais de saúde do Seridó, conselho estadual e forças políticas da região e do estado encontrar imediatamente respostas e soluções não só para este momento emergencial, mas, principalmente, ações estruturantes e permanentes de pleno funcionamento deste hospital, inclusive antecipar a reforma e aquisição de equipamentos com os R$ 7. 300.000,00 previsto pelo RN SUSTENTÁVEL, Ministério da Saúde e  SESAP. 

Por fim reforço que a população do Seridó está indignada com essa indiferença do governo do estado e dos representantes políticos com a situação do hospital regional do Seridó. Vamos à luta. Já não podemos calar.  O  direito a saúde esta sendo negado pelo Estado. Na certeza da contar mais uma vez com a disposição de luta e defesa do SUS por parte do CES e seus membros ficamos no aguardo  para juntos enfrentar mais esse descaso na saúde pública”.

José Procopio de Lucena
Presidente do CMS/ Caicó

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.