Conheça os pontos da Carta da reunião sobre a Transposição

O primeiro ponto é a execução do canal de aproximadamente 6 km que fará a interligação entre as barragens de Caiçara e Engenheiro Avidos, no município de Cajazeiras (PB), possibilitando que as águas da transposição cheguem ao RN e à Paraíba. Esse canal vai permitir perenizar o Rio Piranhas-Açu, que abastecerá o RN através das barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves.

O segundo item pede a execução integral da transposição até a bacia hidrográfica Apodi-Mossoró, ramal de 113 km que vai da Barragem de Caiçara (PB) até o leito do Rio Apodi-Mossoró. Esse projeto, porém, não foi nem ao menos licitado, o que deverá atrasar ainda mais a chega das águas ao RN.

Em terceiro lugar, o documento solicita a inclusão das obras do Eixo Piancó-Coremas-Piranhas, reivindicado pela Paraíba, para perenizar o Rio Piancó, essencial para atender à população do Vale do Piancó (PB).

Além disso, os signatários da “Carta de Natal” reivindicam agilidade na revitalização das bacias doadora e receptora das águas da transposição, execução do saneamento básico dos municípios beneficiados e conclusão do modelo de gestão, operação e manutenção do Programa de Integração do São Francisco.

Para o deputado estadual Jeová Campos (PB), “apenas com mobilização política, trabalho unificado e atuação em conjunto será possível assegurar a retomada e conclusão dessas obras, essenciais para evitar o colapso no abastecimento de água na Paraíba e no Rio Grande do Norte”.

A transposição totaliza 477 km de extensão, em dois eixos de transferência de água: Norte (260 km) e Leste (217). No total, 44 municípios potiguares devem ser beneficiados pela transposição do Rio São Francisco. Mineiro reiterou que, sem uma ação conjunta da Paraíba e do Rio Grande do Norte, dificilmente as obras serão retomadas.

Além de Mineiro, assinaram o documento os deputados estaduais potiguares Galeno Torquato, George Soares, Gustavo Fernandes, Larissa Rosado e Jacó Jácome, os deputados estaduais paraibanos Jeová Campos, Renato Gadelha e Guilherme Almeida, o secretário de Recursos Hídricos do RN Ivan Gomes, o arcebispo metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, o bispo de Caicó Dom Antônio Carlos Cruz, o diretor da Fiern Pedro Terceiro de Melo, o presidente da Federação da Agricultura do RN José Vieira, o diretor-executivo da Fecomércio Jaime Mariz, o presidente da Fetarn Manoel Cândido, o presidente do Comitê de Bacias Piancó-Piranhas-Assú Procópio Lucena, a diretora de empreendimentos da Caern Geni Formiga e o secretário legislativo da AL-RN Elias Fernandes.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.