Chegada do Velho Chico reduz racionamento de água em Campina Grande

Com a chegada da água do rio São Francisco ao reservatório do Boqueirão, a área metropolitana de Campina Grande começa a ter o racionamento de água reduzido. O rodízio do abastecimento na segunda maior cidade da Paraíba diminuiu de quatro para três dias por semana. A expectativa é de que já nos próximos meses, as famílias da região voltem a ter água nas torneiras diariamente.

Segundo a Aesa, a agência de gestão hídrica da Paraíba, desde a chegada do Velho Chico, o volume do açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 17 cidades, subiu de 0,3 para 3,2% da capacidade. Uma alta de aproximadamente 11 vezes em relação ao volume inicial.

Quando o reservatório atingir 8,2%, sairá do chamado volume morto e o governo do estado vai analisar a possibilidade de acabar com o racionamento de água. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, até maio o projeto São Francisco vai beneficiar mais 700 mil pessoas. Monteiro foi a primeira cidade paraibana contemplada pelo projeto e já conseguiu ampliar, na zona urbana, a distribuição de água para 100% das famílias.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.