Caps desconhece casos de cárceres privados em Caicó e garante que denúncia de psiquiatra não procede

Foto: Ilustrativa

O Blog do Marcos Dantas visitou na tarde desta segunda-feira (22) as dependências do CAPS em Caicó. Em conversa com psiquiatras, coordenadores e assistentes sociais, a afirmação é uma só: de desconhecimento de casos envolvendo portadores de doenças mentais, que estão sendo mantidas em cárceres privados.

A denúncia foi feita nesta manhã de segunda-feira (22), pelo psiquiatra Epitácio Andrade, em entrevista ao Panorama 95, na Rural FM. Dr. Epitácio chega a citar que tanto o Caps, como a Secretaria de Saúde tem conhecimento do caso, em especial de um morador do Distrito de Laginhas, e nada faz para retirar a pessoa do seu suposto cárcere.

  • “Jamais seriamos coniventes com uma situação dessas. Seria um absurdo e ir na contramão do nosso propósito”

Nós não temos conhecimento de cárcere privado no município. Se por um acaso ficarmos sabendo disso, tomaremos as providências imediatamente, entrar em contato com os familiares, visitar o paciente, e procurar tirá-lo do cárcere. Desde sempre foi a nossa missão tirar os pacientes do manicômio e do cárcere. Jamais seriamos coniventes com uma situação dessas. Seria um absurdo e ir à contramão do nosso propósito”, disse Fernando de Oliveira, psiquiatra de plantão nesta segunda-feira (22), durante a visita do Blog.

Marcelo Lucena é coordenador de saúde mental do Caps de Caicó. Em conversa com o Blog do Marcos Dantas ele explicou o procedimento que é feito a partir do surgimento de denúncias de cárcere privado.

Quando recebemos essas denúncias elas são passadas para as estratégias de saúde da Família, referente à comunidade rural, e eles apuram. Persistindo as denúncias, cabe a nós, profissionais do Caps realizar a visita e investigar mais a fundo se existe ou não situação de cárcere. Essa denúncia em particular, foi realizada a visita pela equipe de Estratégia da Família, foi verificado que não existia situação de cárcere. Mesmo assim nós aqui do Caps realizamos uma visita domiciliar e verificamos que essa situação de cárcere é uma inverdade. Pode ter acontecido no passado, mas atualmente não existe isso”, finalizou.

O paciente denunciado pelo psiquiatra Epitácio Andrade, de acordo com o coordenador de saúde mental do Caps de Caicó, vive em uma situação de liberdade relativa, devido a sua condição de saúde, “tem livre acesso a todos os cômodos da Casa, vem toda semana realizar suas atividades no Caps em Caicó, ele e sua irmã, que também é usuária do Caps anda livremente nas ruas de Laginhas e tem acesso a todos os meios de transporte, diversão e atividades que ele tem que realizar no dia a dia. Se ele vivesse em cárcere estaria trancando o dia todo em seu quarto”, finalizou Marcelo.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.