Cadeirante escreve ao Blog e diz que Município de Caicó não vem cumprindo com o Viver sem Limites

prefeitura-de-caicoQuem escreveu ao Blog do Marcos Dantas nesta segunda-feira (09) foi o professor, psicopedagogo e estudioso da inclusão, José Mário Dantas.

Como cadeirante, sofre na pele as dificuldades da falta de acessibilidade em muitos prédios públicos da cidade de Caicó, a começar pelo da Prefeitura Municipal, cujo gabinete do prefeito é no segundo andar do antigo Hotel Vila do Príncipe, e o deficiente que quiser uma audiência com o mesmo, terá que enfrentar mais de 50 degraus. O que diz Jose Mário Dantas ao Blog:

Caríssimo Marcos Dantas,

Sou cadeirante, professor e estudioso dessas questões de falta de inclusão e acessibilidade. Tenho posição apolítica e então não preciso temer sobre meus comentários a seguir. A prefeitura Municipal de Caicó inclusive assinou no dia 14 de novembro de 2013 com o projeto do Governo Federal “Viver sem Limites”, que têm como objetivo promover a participação social e combater a desigualdade, exclusão ou restrição que impedem o exercício de direitos, em igualdade de condições.

A mesma se comprometendo na presença de todos (associações, secretarias, imprensa e outros) os participantes que iria aderir a proposta e fazer as modificações necessárias de acessibilidade, educação e saúde. Vale salientar que na fala de Stenio Soares; Coordenador Regional do Plano que “O Viver sem Limite é resultado do compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo país com equivalência de emenda constitucional.

O plano prevê a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência”. Isso significa que o governo municipal no quesito de acessibilidade estrutural do prédio não cumpriu a promessa assinada. E que os deficientes poderão acionar a qualquer momento o Ministério Público como prejudicados diante de tudo isso. O Viver sem Limites envolve prerrogativas da ONU.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.