AMSO mobiliza municípios para formação de um Consorcio Público para implementação do SIM

A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO) mobilizou, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, os municípios da região do Seridó, para formação de um Consórcio Público para implementação do Serviço de Inspeção Municipal ( SIM). O encontro contou com a assessoria da consultora do Sebrae Nadja.

A prefeita de Equador e presidente da AMSO, Noeide Sabino, falou da importância do SIM como ação  que visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária.

“Precisamos nos unir para tornar realidade a instalação do SIM e com isso ganhará a saúde pública dos municípios e a própria comunidade com a garantia do que está sendo consumido em casa”, afirmou Noeide Sabino. Ela explica que com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através de um selo de garantia.

A consultora do Sebrae, Nadja, parabenizou a presidente da AMSO, Noeide Sabino, pela mobilização dos município para formação do importante Consórcio Público e revela que a Região do Seridó avança na implementação do Serviço de Inspeção Municipal- SIM.     

De acordo com a consultora do Sebrae, a implantação do SIM também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados.

Tudo isso é alvo da fiscalização e esses produtores terão a possibilidade de acessar mercados formais como as compras da agricultura familiar, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e uma série de outros mercados que, às vezes, ele não está participando porque hoje é exigido o selo SIM nesses produtos”, informa. 

Com a oficialização do serviço de inspeção municipal, os agricultores familiares vão poder contar com o apoio do Sebrae, em consultorias, para entender as exigências do SIM e satisfazer esses aspectos para expandir a comercialização dos produtos.

Do município de Equador participaram da mobilização o secretário municipal de Agricultura, Crystiano Gomes, o coordenador de Vigilância a Saúde, Damião Dantas e a chefe da Divisão de Tributos, Karen Andrade de Araujo.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.