Agricultores de Barra de Santana definem pauta de reivindicações ao Governo do Estado

000116Nesta terça-feira (20) mais de 200 agricultores, produtores, moradores da Barra de Santana, movimentos sociais e assessores jurídicos da CODEPEME realizaram no barraco da resistência e luta por direitos e justiça, em frente ao canteiro de obra da barragem de oiticica uma plenária para discutir atitudes e ações das instituições públicas para garantir a construção da barragem, respeitando os direitos dos atingindo conforme determina a constituição brasileira. Após amplo debate foi acordado de forma consensual as seguintes reivindicações aos órgãos do Governo do Estado para que a obra física da barragem de oiticica retome seu ritmo normal.

– Designação de um juiz especifico solicitado pelo estado junto ao tribunal de justiça para deliberar e decidir os casos concretos que envolva a construção da barragem de oiticica

– Propor ao ministério público o bloqueio da conta única do estado para pagamento da contrapartida do governo, de modo que seja em valor suficiente para quitação integral das desapropriações e indenizações, a fim de garantir o direito de cada proprietário e morador.

– Apresentação pelo estado da tabela de valores referentes aos respectivos laudos de indenizações e cronograma de negociação imediata com os proprietários.

– Governo/ procuradoria dispor de estrutura institucional  e pessoal para o procurado trabalhar o processo de desapropriação, indenizações, servidão administrativa e realocamentos.

– Pagamento de 100% das indenizações, considerando cada processos de desapropriação ou no caso de servidão administrativa.

– Garantia de uma área de terra para produção agrícola e pecuária aos moradores residentes no entorno da área da barragem que não possui terra e desejam continuar na labuta rural.

No tocante a nova Barra de Santana se propõe:

– Indenizações imediatas dos proprietários do alto paio.

– Desmatamento, terraplenagem, projeto executivo, planta definitiva, licitação, negociação e pactuação do modelo e distribuição das casas, pontos comerciais… etc.

– Acompanhamento e avaliação quinzenal com gráfico de comparação entre a obra física da barragem e construção da nova barra de Santana

– Garantia de moradia para todas as famílias sem teto que moram atualmente em casa de aluguel em barra de Santana e de favor nas áreas atingidas pelas águas da barragem

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.