Marcos Dantas

6ª FLiQ começa nesta quinta na Cidade da Criança


Rapper paulista Fabio Brazza é um dos convidados

Rapper paulista Fabio Brazza é um dos convidados

A 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa nesta quinta-feira (10/11) com a abertura oficial a cargo do poeta, improvisador e rapper paulista Fabio Brazza. O poeta mossoroense Antonio Francisco é também autor confirmado na Feira, e está programado um encontro no palco entre os dois artistas. A  abertura será às 19h, na Cidade da Criança com entrada gratuita.

Nesta edição, a 6ª FLiQ promete agitar os fãs da literatura e de HQs com mais de 80 horas de atividades divididas em mais de 40 atrações entre autores, artistas e especialistas em literatura, artes plásticas, games, história em quadrinhos locais e também nacionais. A Feira também vai abrigar o lançamento de novas produções de diversos autores e editoras, além de exposições de artes plásticas e HQ’s.

Na literatura, uma das grandes atrações é o escritor e youtuber Affonso Solano. À frente do canal do Youtube “Matando Robôs Gigantes” e autor de livros de fantasia, Affonso Solano participa de um bate-papo sobre esse gênero de literatura na noite do sábado (dia 12/11) às 19h30m.  Entre os ilustradores convidados, destacam-se Rogério Coelho , indicado para o Prêmio Jabuti deste ano na categoria Ilustração, e o também ilustrador carioca Ferreth.

Ainda nas atividades da Feira, estão programadas bate-papos e mesas-redondas, entre elas uma com a participação da quadrinista carioca Ana Recalde,  que vai discutir a participação feminina na produção de histórias em quadrinhos, e também a comemoração dos 40 anos da Revista Maturi, uma das primeiras experiências em histórias em quadrinhos do Rio Grande do Norte.

A 6ª FLiQ também é um momento de conhecer novas atividades ou se aperfeiçoar em técnicas dos artistas participantes do evento ou dos parceiros da feira. Estão programadas cinco oficinas entre elas a de construção de personagens para o graffiti, Origami, arte Cartoon, organização de arquivos digitais, e também como aproveitar o melhor das fotos de celulares e para utilização em perfis das redes sociais.

Ainda na 6ª FLiQ, uma outra atividade educacional oferece a oportunidade para que crianças e adolescentes entrem em contato com a linguagem de programação de computadores. O Espaço FLiQ Games recebe o Desafio GamEdu, da Metrópole Digital (IMD), que ensina os conceitos da programação de jogos por meio de uma competição lúdica entre os participantes. Haverá palestras e oficinas sobre a construção de games para computadores.

A 6ª FLiQ será realizada de 10 a 13 de novembro na Cidade da Criança com entrada gratuita em todos os eventos. A programação da Feira está disponível no site www.fliqnatal.com.br. A realização da 6ª FLiQ tem o patrocínio da Cosern, Governo do RN por meio da Lei Câmara Cascudo, Unimed – Prefeitura de Natal por meio da Lei Djalma Maranhão, Senac Sistema Fecomércio. Apoio: Sebrae, Fundação José Augusto, Fiern SESI, GamEdu e Café Santa Clara.