Acari RN é um dos seis municípios do Seridó que desenvolve o Projeto Trapiá Semente, da Trapiá Cia Teatral. Com adolescentes e jovens do município, o grupo acariense, que tem o nome de Xique-Xique, já passou pela fase do Semear, com apresentação e workshop de iniciação teatral e já vivencia a etapa Regar com oficinas, rumo a montagem do próprio espetáculo.
Em parceria com o Grupo Eskambau, houve nos dias 10 e 13 de junho a Oficina de Teatro Semear Acari, na Escola Estadual Tomaz de Araújo, ministrada por Roberta Barbosa, que além de atriz, é produtora cultural, batuqueira e educadora da cultura popular.
O Grupo Xique-Xique irá iniciar nos próximos dias, oficina com Emanuel Bonequeiro, brincante, músico e mamulengueiro, abordando a Bonecaria. A oficina de bonecaria favorece a criação de elementos que possam compor o cenário ou até o elenco, como acontece com o pássaro do espetáculo “Menino Pássaro”, apresentado nos municípios na abertura do Projeto Trapiá Semente.
Também haverá Aulão de Criação de Cena, com o arte educador e ator Alexandre Muniz, com duração de 3 horas.
Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Cia Teatral, em seis cidades do Seridó, que conta com recursos adquiridos pela Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia e Governo do RN, via Fundação José Augusto, e parceria da Mapa Realizações Culturais. Também conta com apoio das prefeituras municipais e conselhos municipais da criança e do adolescente dos seus respectivos municípios.