Vídeo: Soldado russo pula de ‘tanque kamikaze’ momentos antes de explosão, na Ucrânia

Soldado russo pula de 'tanque kamikaze' momentos antes de explosão, na Ucrânia
Soldado russo pula de 'tanque kamikaze' momentos antes de explosão, na Ucrânia — Foto: Reprodução

Um vídeo divulgado pela imprensa europeia nos últimos dias mostra o momento em que um soldado russo pula de um “tanque kamikaze” momentos antes da explosão, em Donetsk, no Leste ucraniano. Nas imagens, é possível ver o momento em que o militar encaminha o blindado na direção das posições ucranianas e salta.

Ele corre para se proteger enquanto o tanque segue vazio para a região ocupada pelos ucranianos. Segundo o site inglês The Sun, o veículo carregava duas toneladas de explosivos. A tentativa falha quando uma mina terrestre é atingida pelo tanque e provoca uma grande explosão.

O uso de “tanques kamikaze” pela Rússia na Guerra contra a Ucrânia repercutiu em junho deste ano. As tropas de Putin resgatam blindados antigos e munem os veículos com toneladas de explosivos.

Segundo informou o jornal britânico Daily Mail, na época, a medida teria sido uma resposta do Exército russo à contraofensiva ucraniana. Repleto de bombas, o carro é enviado sem piloto a fim de explodir próximo a trincheiras do país rival.

Outro vídeo, de junho, mostram o momento em que o armamento entra em ação no território ucraniano. Capturado por um drone, o resultado da investida russa é uma grande explosão. No vídeo, é possível ver que o tanque consegue atingir uma mina, mas para na sequência.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou informações sobre os antigos tanques da família T-54/T-55 — que datam do tempo da Guerra Fria, quando ainda havia a extinta União Soviética (URSS). Segundo as autoridades, junto a blindados leves, os veículos têm sido usados ao sul da cidade de Donetsk, localizada na região da Ucrânia, invadida a mando de Vladimir Putin em 2022.

A pasta destaca ainda que o tanque kamikaze mostrado no vídeo foi detonado de maneira remota, por um drone. A imagem, porém, mostra o disparo de um projétil antitanque contra o blindado, vindo de onde estavam posicionados os soldados ucranianos.

Os tanques T-54 e T-55 entraram em atividade, inicialmente, no ano de 1948. Ao longo do tempo, se tornaram os veículos mais construídos da História. Ao todo, foram mais de 100 mil unidades reproduzidas pela antiga URSS.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.