Um mergulhador na Austrália filmou o momento em que ficou cara a cara com um tubarão branco durante uma pesca subaquática de lagostins. Tim Ryan flagrou o animal e registrou a aproximação dele enquanto aguardava seu amigo, Andy Nelson, que buscava pelos crustáceos em Coventry Reef, a cerca de 55 quilômetros da costa de Perth.
Segundo Ryan, o tubarão de cerca de quatro metros o rondou durante cinco minutos, tempo em que Nelson permaneceu dentro da caverna. Em entrevista à mídia australiana, o mergulhador contou que esperava pelo companheiro quando se deparou com o “maldito”.
— ‘Don, don, don, don’ literalmente e hilariamente surgiu na minha cabeça quando vi o tubarão aparecer — contou ele, em referência à música-tema do filme “Tubarão”. — E então, um segundo depois, fiquei com muito medo. Um segundo depois, pensei que tinha que lidar com isso. Fiz o meu melhor para contê-lo.
Ryan relatou que o animal chegou a ficar tão “assustadoramente perto” que seria possível tocá-lo. O tubarão nadou por cima da cabeça do mergulhador e ao seu lado “por cinco minutos inteiros”. Ele revelou na entrevista o que acha ter assustado o bicho.
— Foi só no final, quando Andy saiu da caverna, tendo uma segunda pessoa na água, o assustando — contou.
Ryan disse que não conseguia mais ver o animal na água quando percebeu que estava com nível baixo de oxigênio no seu equipamento. Ele relatou que passou por uma “volta horrível” até a superfície, sem saber onde estava o tubarão e com a urgência de não ficar sem ar.
— Bem, esse é o ponto em que os níveis de adrenalina aumentaram um pouco porque esse é o lance deles, certo? Eles entram na escuridão, se escondem e vêm te esmagando por trás — destacou ele. — É com aquele que você não vê que você realmente precisa se preocupar, especialmente quando você definitivamente sabe que há um por perto. Você simplesmente se vira e ele está vindo em sua direção.
Ryan contou ter “caído na gargalhada” após chegar ao barco de apoio. O mergulhador aproveitou para dar dicas de o que fazer quando se encontrar um tubarão.
— Obviamente, você não deve bater os braços ou as pernas e se tornar atraente para o animal. Você tem que manter contato visual com ele o tempo todo ou ele virá até você. Você tem que permanecer na posição vertical na água. E você tem que manter sua respiração e frequência cardíaca baixas — relatou Ryan.
Fonte: O Globo