Vereador Ney Lopes Jr. homenageia artesãos em Sessão Solene na Câmara Municipal de Natal

O Vereador Ney Lopes Jr. realizou uma Sessão Solene em homenagem aos artesãos, na última terça-feira (16). O evento aconteceu na Câmara Municipal de Natal e reuniu profissionais, representantes da categoria, instituições públicas e privadas.

Ao longo do dia o propositor da homenagem promoveu, no pátio da Casa legislativa, uma feira de artesanato com a exposição de produtos locais em: renda, crochê, costura, feltro, materiais reciclados e outras formas de arte. A sessão também contou com a participação do repentista Júnior Sanfoneiro, que fez uma apresentação na abertura do evento.

Durante a sessão o Vereador concedeu o título de cidadã natalense para a coordenadora do PROART, Graça Leal. A artesã é natural do Pará, chegou em Natal no final dos anos 90 e trabalha na promoção do artesanato potiguar. A artista afirmou que essa foi a homenagem mais bonita que já recebeu “Fiquei muito feliz com a honraria. Estou completando 28 anos como moradora de Natal, pertencer a Natal é muito importante. Vejo o artesanato como uma ação de luta, uma forma de empoderamento”, explicou.

O parlamentar é criador da Frente Parlamentar em Defesa do Artesão e autor da lei municipal nº 6865, que reserva 20% dos espaços em feiras para profissionais cadastrados na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). As medidas estão beneficiando a categoria, que agora possui espaço e um representante na Casa.

O Vereador explica que a sessão foi uma justa homenagem aos profissionais. “Os artesãos produzem a arte da nossa cidade. A atividade também gera emprego, renda e fomenta o turismo, por isso a categoria merece incentivo e todas as homenagens”, afirmou.