O Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) devem sofrer com chuvas intensas ao longo desta sexta-feira, segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet), que emitiu alertas de “Grande Perigo” para ambos os territórios. Chuvas acima de 100 mm/dia, assim como ventos superiores a 100 km/h, além de descargas elétricas, queda de granizo e enxurradas, podem ocorrer nas porções mais ao norte do RS e Sul de SC.
Há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, de acordo com o Inmet. Veja abaixo a região alvo do alerta:
Há ainda um alerta laranja, que indica “Perigo”, para todo o restante de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da porção mais ao sul do Paraná. As chuvas esperadas não devem superar os 100 mm/dia, enquantos os ventos devem se manter entre 60 e 100 km/h. Há chances de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As chuvas intensas nos dois estados tiveram início entre quarta e quinta-feira e já causaram estragos e ao menos uma morte. No Rio Grande do Sul, no município de Giruá, uma mulher de 26 anos morreu após o teto de um ginásio desabar durante um temporal. Outras 60 pessoas ficaram feridas no episódio, que ocorreu na quarta-feira. Os danos na cidade ainda estão sendo contabilizados, de acordo com a Defesa Civil do RS.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, por sua vez, registrou 167 atendimentos em 49 municípios em ocorrências relacionadas as chuvas no Alto Vale do Itajaí. Segundo a corporação, a maioria dos casos desta quinta-feira eram de pessoas ilhadas, incluindo crianças em creches. Os atendimentos se concentraram no 12° Batalhão, sediado em São Miguel do Oeste, e no 11° Batalhão, de Joaçaba.
O período de chuva mais intensa na região, no entanto, está previsto para ocorrer entre a sexta-feira e o sábado, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
O Inmet emitiu ainda um alerta de “Perigo Potencial” para boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Sudeste. Há chances de chuvas de até 50 mm/dia em Goiás, Mato Grosso e Tocantins. A porção oeste de Minas Gerais, bem como o norte do Rio de Janeiro e de São Paulo, também estão na área indicada pelo alerta.
O Inmet aponta ainda para chances queda de granizo. Há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”. Apesar das chuvas, a região segue sendo palco de uma onda de calor extrema, com temperaturas 5°C acima da média para essa época do ano. Veja abaixo onde há previsão de chuva:
Fonte: O Globo