A um dia das eleições municipais, Datafolha, Quaest e Atlas divulgaram as últimas pesquisas eleitorais antes da votação neste domingo, 6. Os levantamentos apontam a intenção de votos dos eleitores para as prefeituras de algumas das principais capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Pesquisas divulgadas na véspera do primeiro turno por três institutos de pesquisa — Datafolha, Quaest e Atlas — apresentaram divergências nas trajetórias de intenções de voto do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que tenta reeleição, e do candidato do PRTB, Pablo Marçal.
Segundo o Datafolha, Nunes e Marçal estão em um triplo empate técnico com Guilherme Boulos (PSOL) na primeira colocação, embora o psolista apareça numericamente na dianteira. O cenário é similar na pesquisa Quaest e no Atlas.
Os últimos levantamentos deixaram Boulos com leve liderança no agregador de pesquisa Rali, iniciativa do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva. Confira o infográfico com os números.
Na reta final do primeiro turno da eleição à prefeitura do Rio, pesquisas divulgadas neste sábado pelos institutos Atlas, Datafolha e Quaest apresentam discrepâncias envolvendo o tamanho da vantagem do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), para o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), segundo colocado. Todos os levantamentos, porém, sugerem a possibilidade de vitória de Paes já neste domingo — para isso, ele precisa atingir mais de 50% dos votos válidos.
A última pesquisa Datafolha projeta o prefeito do Rio com 61% dos votos válidos. Atrás dele, em segundo lugar, Ramagem tem 24%. Bem abaixo, o psolista registra 7%. A Quaest mostra Paes também com 61% dos votos válidos, Ramagem com 29%, e Tarcísio, 6%.
O Atlas, que chegou a captar intenções de voto ligeiramente superiores no início da campanha para Tarcísio, também apresenta o candidato do PSOL com tendência de queda na reta final. Paes tem 51%, enquanto Ramagem tem 33,7%, e Tarcísio 6,5%. O agregador de pesquisas Rali aponta Paes consolidado como favorito para vitória no primeiro turno.
Pesquisas divulgadas neste sábado pelos institutos Atlas, Datafolha e Quaest indicam cenários distintos de possíveis composições de segundo turno na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, com ao menos quatro candidatos na briga: Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB) e Mauro Tramonte (Republicanos).
O Datafolha mostra um triplo empate técnico entre Engler, Fuad e Tramonte na liderança. A Quaest apresenta Tramonte ligeiramente atrás, sem alcançar Engler na dianteira, mesmo considerando a margem de erro, que é de dois pontos para ambas as pesquisas. Confira o infográfico com os números no Rali.
Na capital pernambucana, o atual prefeito João Campos (PSB) lidera com folga todas as pesquisas com mais de 70%, média suficiente para reeleger o candidato neste domingo. O Datafolha deste sábado mostra o pessebista com 80% dos votos válidos. O candidato bolsonarista Gilson Machado(PL) aparece com 10% no mesmo recorte. Daniel Coelho (PSD) aparece em terceiro, com 6% dos votos válidos. Ele empata com Gilson Machado no limite da margem de erro de dois pontos. Dani Portela (PSOL) aparece com 4% dos votos válidos, enquanto Técio Teles (Novo) e Ludmila Outtes (UP) não atingiram 1%.
A Quaest mostra o prefeito com 77% dos votos válidos, Gilson Machado com 12% , Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL), com 5%. Confira o infográfico do Rali.
Na capital cearense, há um empate técnico na liderança entre o aliado de Jair Bolsonaro,André Fernandes(PL), e o nome de Lula na disputa, Evandro Leitão (PT). O Datafolha mostra Fernandes e Leitão empatados tecnicamente, com 33% das intenções de voto válidos, ante 31%. Em um segundo pelotão aparecem em empate técnico o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT), com 17% e 14%, respectivamente.
A Quaest traz os mesmos números do Datafolha: 33% para Fernandes e 31% para Leitão. Sarto e Capitão Wagner tem 19% e 15%, respectivamente. Confira o infográfico do Rali.
Fonte: O Globo