UTI do Hospital Regional de Caicó ganha serviço de hemodiálise móvel

O Hospital Regional do Seridó passa a contar com serviços de hemodiálise aguda, em sua Unidade de Tratamento Intensivo. Procedimentos que antes eram feitos em Natal, submetendo o paciente a todo o desconforto de uma viagem, dentro de uma ambulância, por quase 300 quilômetros, agora é feito no próprio Hospital Regional. Tudo isso graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a SOS Diálise Seridó, vencedora da licitação feita recentemente para a oferta do serviço.

Para Dr. Kleber Azevedo, médico nefrologista e plantonista da equipe destinada para este serviço, que ainda conta com a enfermeira Paloma Batista e a técnica de enfermagem, Irani Muniz, é importante destacar que até agora, o Hospital Regional nunca contou com um serviço de hemodiálise para o doente renal agudo, aquele que paralisa o funcionamento dos rins, mas não necessariamente vai fazer hemodiálise até o fim de sua vida, e que tem a chance de recuperação.

Ou então aqueles que já começam a hemodiálise, e vem para o hospital por uma coisa ou outra, não tem condições de ir para a Clínica do Rim, faz a hemodiálise aqui nos estados mais graves, estabilizada até melhorar, e aí a gente manda com mais segurança. Evita o encaminhamento desnecessário para Natal, e sobrecarregar serviços que já são sobrecarregados na Capital, dá uma maior resolutividade ao município e região do Seridó”, explicou.

Confira a entrevista com o Dr. Kleber Azevedo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.