Universidades públicas do RN estão acima da média do país

As universidades públicas do Rio Grande do Norte estão com desempenho acima da média do país. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das quatro instituições de educação superior pública no estado, três estão acima da média nacional no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), enquanto a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), está na média.

O IGC é o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC a média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPCs), do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Em 2018, 2.052 instituições tiveram indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5. O IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018. Na faixa 3, estão 1.306 instituições (63,6%); na faixa 4, encontram-se 438 (21,3%); na faixa 5, 42 (2%); na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.

No Rio Grande do Norte, a UERN ficou com média 2,89121 no IGC contínuo, o que deixa a instituição com nota 3, ao lado da maior parte das universidades do país. Por outro lado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a maior nota no estado, com média 3,67319 e nota 4. Também ficaram com nota 4 a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), com média de 3,29919, e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com 3,02863.0

Ao todo, o Enade 2018, que serve como base para a avaliação, teve a análise de 27 cursos: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

Da Tribuna do Norte

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.