UFRN e Universidade de Portugal lançam curso sobre Meio Ambiente

Em um momento no qual o Brasil e o mundo acompanham as consequências da tragédia causada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na cidade brasileira de Brumadinho, em Minas Gerais, que resultou na morte de mais de 189 pessoas até agora, os assuntos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade ganham ainda mais ênfase por parte da imprensa internacional.

De olho nas transformações globais provocadas pelos impactos do homem ao meio ambiente, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex)  e da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), firmou parceria com a Universidade Aberta de Portugal para lançar o MOOC – Ambiente e Sustentabilidade: Olhares Diferentes, Questões Globais. A expressão MOOC, proveniente do inglês, é a sigla para Curso Online Aberto e Massivo.

O curso é destinado a estudantes do ensino superior, em especial do Brasil, de Portugal e de países de língua portuguesa (como Angola, Cabo Verde e Moçambique, na África) que estejam envolvidos em áreas científicas diretamente relacionadas com ambiente e sustentabilidade, bem como a todos os interessados na construção de um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre as problemáticas ambientais presentes em nosso cotidiano.

Os temas tratados no curso são bastante atuais, com destaque para: Energia e Meio Ambiente; O Antropoceno: um mundo em transformação; Desmatamento e Desertificação; Alterações Globais; Caminhos Para a Sustentabilidade Ambiental; eDiálogos e Perspectivas: Visão das Consequências e Futuro.

O curso será iniciado no dia 18 de março de 2019 e terá a duração de seis semanas, com uma carga horária de 30 horas, o que equivale a 5 horas semanais. As inscrições já podem ser efetuadas por meio deste link. A capacitação poderá ser realizada com ou sem certificação.

Para obter o certificado, será necessário fazer as atividades de avaliação obrigatórias, descritas ao longo do percurso de aprendizagem, assim como realizar o pagamento de 25 euros, aproximadamente 100 reais.