Túlio Ratto retrata municípios em lindas pinturas no projeto “Paisagem Potiguar”

Chargista, caricaturista, ilustrador, o irrequieto Túlio Ratto amplia sua arte e desenvolve projeto artístico cultural que retrata em quadros panoramas de cada município do Rio Grande do Norte. Desenvolvido desde dezembro de 2021, o “Paisagem Potiguar” se propõe a mostrar num lance de olhar mais que uma extensão de território, mas também os elementos sociais que compõem a compreensão do espaço a partir de um recorte específico.

“O isolamento da pandemia me possibilitou uma dedicação às artes plásticas e à pintura em diversas técnicas. Quando comecei a pintar paisagens, surgiu a ideia do projeto e de retratar cada município do estado”, conta Túlio.

Com cerca de 100 prefeituras já aderindo ao projeto, o “Paisagem Potiguar” repassa ao município uma tela de 1m x 0,80cm pintada a óleo com uma imagem característica ou representativa do local. Além disso, as imagens também são disponibilizadas na Internet junto com um pequeno perfil das cidades, escritos pela jornalista Ana Paula Cadengue, que em breve podem ser conferidos no site www.paisagempotiguar.com.br.

Mas, o projeto “Paisagem Potiguar” vai além dos quadros e pretende, ao final, editar um livro. “Todo o material será compilado em livro, resultando um recorte que mostrará às gerações futuras a história e o desenvolvimento de cada lugar e a interação entre a sociedade e sua paisagem, servindo como fonte de pesquisa e referência”, detalha Túlio Ratto.

Sobre o artista:

Pintor, desenhista, chargista, caricaturista, ilustrador e editor da Revista Papangu e do site Papangu na Rede, o mossoroense Túlio Ratto transita com sucesso nas artes visuais há mais de 20 anos.