Troça da Serpente confirma duas saídas no Carnaval de Caicó 2023

Agora em 2023, além do tradicional arrastão do sábado (18), saindo às 9 horas da Casa de Pedra, a Troça da Serpente também sairá às ruas na manhã da segunda-feira de Carnaval (20), com local de concentração ainda a definir.

Não é um bloco. É uma troça. Os músicos vão de pé no chão. No primeiro ano fizemos um delicioso caldo na concentração e pintamos as camisas na hora da saída. Temos estandarte para anunciar a passagem da serpente. Por ser pela manhã, os próprios integrantes do Ala Ursa do Poço de Sant’Ana conseguem participar e se divertir. Magão também acompanha com sua burrinha”, explica Gracinha, uma das idealizadoras.

Ela lembra que a ideia surgiu com a turma que frequentava a Casa de Cultura e da “Praça da Matriz”, e teve a participação de amigos como Eufrásia, Ceo Tocha, Zezé Avelino, Tânia Beloto, Custódio, Neidinha, entre outros.

Conta a lenda que o Poço de Sant’Ana é abrigo para uma grande serpente. Se o poço secar ou tiver uma grande cheia em que suas águas alcancem o altar de Sant’Ana, a serpente sairá do seu esconderijo. A lenda foi inspiração para a Troça da Serpente, nascida em 2013, a partir de um grupo de foliões que se concentravam na Casa de Pedra, próximo ao Poço de Sant’Ana.

Uma grande serpente foi confeccionada com tecidos e adereços e é carregada pelos carnavalescos que têm a tradição de sair pelas ruas no sábado de manhã, dia de feira em Caicó. Todo mundo pula, dança e canta ao som do frevo. Além de visitar a feira, a serpente entra no Mercado Público de Caicó, antes de retornar para a praça da Catedral de Sant’Ana.