Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz no dia 6 de dezembro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregará, no próximo dia 06 de dezembro, a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. Serão 11 agraciados.

A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h30. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Poti Júnior. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro Tarcísio Costa e caberá à governadora Fátima Bezerra o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

Veja quem são os homenageados:

ELEIKA BEZERRA GUERREIRO
A vereadora eleika bezerra é mestre em Educação Pela Universidade Federal Do Ceará (UFC) e graduada em Pedagogia pela UFRN. Foi secretária adjunta de Educação E Desportos Do Estado Do Rio Grande Do Norte; diretora do Instituto De Formação De Professores Presidente Kennedy; Fundadora e presidente da cooperativa de professores da UFRN – COOPERN; secretária municipal de Educação De Natal; Membro do Conselho Municipal De Educação De Natal; e fundadora e diretora do Instituto De Desenvolvimento Da Educação (IDE). Exerce atualmente o seu segundo mandato na Câmara Municipal, presidindo a Frente Parlamentar em Defesa Da Educação Pública e a Frente Parlamentar em Defesa Do Livro e da Leitura.

GUSTAVO HENRIQUE LIMA DE CARVALHO
O deputado Gustavo Carvalho está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Potiguar, ele foi secretário de Esportes de Natal; diretor geral do DETRAN-RN; chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal e secretário de Infraestrutura do Estado. Em 2006, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, assumindo a presidência da Comissão De Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O deputado foi indicado líder do Governo na casa em  2008  pela governadora Wilma de Faria. Foi eleito primeiro vice – presidente da Assembleia Legislativa nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2016. Atuou ainda como chefe da Casa Civil do Estado entre 2008 e 2010.

JORGE IVAN CASCUDO RODRIGUES
Natural de Mossóro, Jorge Ivan Cascudo é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. É procurador aposentado da Prefeitura de Natal e professor aposentado da UFRN. Foi prefeito de Natal na década de 70 deixando como legado o primeiro plano diretor da cidade, um marco da expansão urbana do município, além de ter concluído a construção e inaugurado o Estádio Castelão, em 1972. Foi secretário de Justiça Do Estado, no Governo Tarcísio Maia; coordenador de programas sociais da Banorte Crédito Imobiliário e Secretário de Indústria e Comércio do Estado, no Governo Lavoisier Maia.

JOÃO BATISTA BORGES MONTENEGRO  ( IN MEMORIAM)
João Batista Borges Montenegro nasceu na cidade de Assú em 1924. Iniciou o curso superior de Agronomia Na Escola Agrícola De Areia, na Paraíba. Em 1950, exerceu o cargo de diretor do S.E.R.A.S. – Secretaria De Ação Social, no governo de José Augusto Varela. Foi eleito deputado estadual no período de 1951 a 1954. Durante o seu mandato, foi o responsável pela proposição da lei que resultou na criação do município de Afonso Bezerra. Na década de 60 foi eleito prefeito constitucional de Afonso Bezerra realizando obras importantes como o centro educacional do Município.

LIGA NORTE-RIO-GRANDENSE CONTRA O CÂNCER
A Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer é pioneira no combate à doença na região e reconhecida pelo ministério da saúde como centro de alta complexidade em oncologia. Fundada em 1949, a instituição sem fins lucrativos atende, prioritariamente, a pacientes do sistema único de saúde do Estado do Rio Grande do Norte, oferecendo todas as especialidades médicas e multidisciplinares, além de todos os tratamentos e equipamentos necessários à atenção oncológica. O maior desafio da Liga é unir acessibilidade a um atendimento de alto padrão. Atualmente são 1.578 funcionários, 350 médicos, 48 residentes e 260 voluntários empenhados em oferecer excelência em termos de atendimento.  A Liga Norte-Rio-grandense Contra o Câncer tem como objetivo ser o melhor centro de atenção, ensino e pesquisa em oncologia do Norte/Nordeste até 2025. 

MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ
Presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz é um dos líderes empresariais mais respeitados do Rio Grande do Norte. Ingressou no segmento do varejo farmacêutico em 1982 e foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos por diversas gestões, além de fundador e Diretor – Presidente da Unifarma, rede unificada de 300 farmácias nos Estado do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Atualmente é o primeiro Diretor Administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cnc); presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE – RN; presidente dos Conselhos Regionais e Membro dos Conselhos Nacionais de SESC e SENAC. Também ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, a ABCFARMA.

MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
A governadora Fátima Bezerra é professora e pedagoga.  Iniciou sua trajetória política ainda como estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Foi uma das fundadoras da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Do RN.
Elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Fátima exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010. Suas principais áreas de atuação foram a educação, a cultura, o desenvolvimento regional, os direitos da mulher e a cidadania LGBT.  Em 2011, Fátima Bezerra foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Atuou ativamente para a aprovação do novo Plano Nacional De Educação em 2014. No mesmo ano foi eleita Senadora da República. Participou como titular nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal. Foi eleita governadora em 2018 e é atualmente a única mulher no país a governar um Estado da Federação.

MARIANO MANZANA
Dom Mariano Manzana foi ordenado bispo em setembro de 2004, na Catedral de Trento, na Itália. Sua Posse Canônica aconteceu logo em seguida na cidade de Mossoró. Dom mariano nasceu em mori, uma pequena cidade do interior da Itália. Cursou Filosofia e Teologia, entre os anos de 1963 e 1973.  Em 1977 veio para o Brasil para assumir a paróquia de Umarizal como vigário, permanecendo até 1993. Foi também pároco de Alexandria e Caraúbas; atuou como professor de ensino religioso na rede estadual de ensino de Umarizal; professor de História Eclesiástica, no curso de Teologia, no Centro Superior de Iniciação Teológica da Diocese de Mossoró; foi diretor espiritual dos seminaristas da Diocese de Mossoró e bispo responsável pela catequese no regional nordeste da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil
 
SELMA MARIA BEZERRA JERÔNIMO
Selma Jerônimo é professora titular do Departamento de Bioquímica, docente permanente dos programas de pós-graduação em bioquímica e ciências da saúde; professora visitante das Universidades da Virgínia e Iowa, nos Estados Unidos. Atualmente é diretora do Instituto de Medicina Tropical-RN, na UFRN e presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. A professora Selma é graduada em medicina e em ciências biológicas pela UFRN; possui mestrado e doutorado em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve trabalhos na área de imunogenética de doenças complexas, com ênfase em pesquisas de doenças infecciosas e parasitárias, como leishmaniose visceral, hanseníase e tuberculose.

TASSO DANTAS
O economista Tasso Dantas é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É bacharel em direito pela Universidade Potiguar – UNP. Aposentado do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – IDEMA, cursou planejamento no setor público e desenvolvimento econômico e planejamento no CENDEC, em Brasília e no Instituto DIISVILUPPO Econômico ISVE, na Itália. Participou da elaboração de planos de investimentos e desenvolvimento urbano do Governo do Estado na década de 70. Na mesma época coordenou o estudo de viabilidade municipal e elaborou o manual de estatísticas básicas do Rio Grande do Norte. Nos anos 80 foi superindentende do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional – IDEC e coordenador de articulação dos municípios da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte.

WAGNER DE CAMPOS ROSÁRIO 
Wagner Rosário é auditor federal de finanças e controle desde 2009. Tornou-se o primeiro servidor de carreira da Controladoria Geral da União a assumir o cargo de Secretário-Executivo e Ministro da pasta. No órgão de controle interno do Governo Federal, trabalhou também na área de operações especiais, responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, Ministérios Públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado. Mineiro, da cidade de Juiz de Fora, Wagner Rosário é ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 13 de Junho de 2018, tendo atuado como ministro substituto de junho de 2017 a junho de 2018. Graduado em ciências militares pela academia das agulhas negras, atuou como oficial do exército. É mestre em combate à corrupção e estado de direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. É autor de trabalhos, como a tese “O papel do controle interno na luta contra a corrupção, com ênfase na investigação conjunta desenvolvida no Brasil e na Espanha”, publicada em 2016.