Três foguetes disparados contra a embaixada dos Estados Unidos no Iraque

Integrantes das Brigadas da Paz, braço armado do Movimento Sadrista, deixam a Zona Verde sob olhares das forças de segurança do Iraque
Integrantes das Brigadas da Paz, braço armado do Movimento Sadrista, deixam a Zona Verde sob olhares das forças de segurança do Iraque — Foto: Ahmad al-Rubaye / AFP

Pelo menos três foguetes foram lançados nesta sexta-feira contra a embaixada dos Estados Unidos na Zona Verde de Bagdá, mas caíram fora deste bairro ultraprotegido que abriga instituições governamentais e missões diplomáticas iraquianas, informou um oficial de segurança. Um responsável militar norte-americano confirmou à AFP que os alarmes foram ativados e foram ouvidos “ruídos de prováveis ​​impactos” nas proximidades da embaixada e da base Union III, que abriga tropas da coligação internacional anti-jihadista liderada por Washington.

Esta fonte disse que aguardavam “informações oficiais sobre a natureza do ataque”. Desde o fim da trégua entre Israel e o grupo palestiniano Hamas, em 1 de Dezembro, em Gaza, grupos armados pró-Irão retomaram os seus ataques contra soldados norte-americanos e as forças da coligação internacional anti-jihadista no Iraque e na Síria.

Estas facções justificam os seus ataques com o apoio dos Estados Unidos a Israel na sua guerra em Gaza. A maior parte destes ataques são reivindicados pela “Resistência Islâmica no Iraque”, uma nebulosa de grupos armados afiliados ao Hashd al Shaabi, uma coligação de antigos paramilitares integrados nas forças regulares.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.