Trânsito na parede do Itans continua provocando transtorno

Hoje, terça-feira, 20.09.22, aconteceu novamente dificuldades no trânsito por cima da parede do Itans! Duas carretas interromperam o trânsito por alguns minutos! Isso porque a parede do Itans não possui a largura tecnicamente exigida pelos órgãos de trânsito!

O dono- empreendedor e operador do reservatório ITANS é o DNOCS. Portanto, esse reservatório é do governo federal! O açude ITANS foi construído em 1935, com uma parede de 1300 metros de comprimento e 6 metros de largura e tecnicamente não oferece condições para esse fluxo da RN-118! É risco de acidentes humano e físico o tempo todo, além, de não se ter conhecimento técnico dos danos mecânicos a parede com o peso destas caretas! Será que isso não pode contribuir para o rompimento da parede em um inverno que leve ao transbordamento do ITANS?

Existe uma preocupação antiga e histórica de vários segmentos sociais de Caicó e personalidades sobre o trânsito pesado por cima da parede do Itans! Uma parede que só possui 6 metros de largura, portanto, fora do patrão de no mínimo 7 metros de largura! Essa parede não foi construída para esse tipo de trânsito intenso e pesado! Na época que foi construído o contorno rodoviário deveria ter sido incluído a retirada do trânsito por cima da parede do Itans!!

As forças sociais, políticas e econômicas de Caicó precisam construírem unidade na busca de encontrarem uma saída pra mudar esse trânsito e deixar a parede do Itans para visitação e caminhada individual, coletiva e familiar!

Procópio Lucena
Presidente da comissão de alocação de água do sistema Itans!