Solidariedade: Abrigo de idosos de Mossoró solicita doação de mantimentos

O Instituto Amantino Câmara é uma instituição sem fins lucrativos, que acolhe 68 idosos, em Mossoró. Por sua renda fixa (70% da aposentadoria dos idosos) não cobrir os custos totais do local, frequentemente, o Amantino realiza ações, solicitando da sociedade a doação de mantimentos, como alimentos, produtos de higiene e material de limpeza.

A última solicitação foi feita nesta semana, na qual o Instituto pede que a população doe itens que fazem parte da dieta dos idosos, bem como fraldas, que são consumidas em grande quantidade e estão sempre em falta. Entre os itens solicitados, estão os mais urgentes e os menos urgentes, porém necessários.

A lista dos itens urgentes inclui arroz branco, bolacha cream cracker comum e integral, leite desnatado, leite zero lactose, macarrão integral, nutren senior, neston e fraldas nos tamanhos G e XG. “O Instituto Amantino Câmara precisa da sua ajuda. Toda colaboração e? bem-vinda, mas temos algumas demandas em especial”, informou o instituto ao solicitar a colaboração da sociedade.

Os itens menos urgentes são arroz integral, leite em pó, mucilon de arroz ou milho, proteína de soja, frutas e verduras. Nessa lista também são incluídos itens de higiene pessoal e material de limpeza, como colônia infantil, hidratante, sabonete em barra, shampoo, desinfetante, lenços umidecidos, desodorante e sabão em pó.

O Instituto Amantino Câmara informa que, apesar de não serem urgentes, estes itens são essenciais para a manutenção da higiene e da alimentação dos idosos. Muitos desses itens, apesar de não terem acabado, estão próximos do fim e precisam de reposição.

Por se tratar de idosos, muitos deles têm uma alimentação restrita de açúcar e/ou sal, e precisam de alimentos específicos para manter a dieta e a saúde. Alimentos desnatados, integrais ou zero lactose são mais caros, por isso o Instituto pede a ajuda da sociedade para continuar proporcionando o bem-estar dos idosos.

Atualmente, a única fonte de renda fixa do Amantino Câmara é o dinheiro da aposentadoria dos idosos que estão abrigados no local (70% fica para a instituição e 30% é repassado para a família). No entanto, este valor não é suficiente para manter os custos com funcionários, alimentação e manutenção do local.

De acordo com o setor de assistência social do Amantino Câmara, a pandemia afetou consideravelmente as receitas do local, de forma que a crise econômica provocou uma redução de doações, consequentemente, uma queda nos recursos.

“A crise econômica provocada pela pandemia afetou todo mundo e com o Instituto não foi diferente. Tivemos quedas consideráveis nas receitas, já que o número de doação diminuiu. Pedimos a ajuda da sociedade porque as nossas receitas atuais não estão sendo suficientes para cobrir a demanda que temos”, comenta o setor de assistência social.

De acordo com as informações do serviço de assistência social, o Instituto tem cerca de 35 funcionários que são pagos com as receitas próprias. São profissionais da cozinha, da lavanderia, técnicos de enfermagem e uma enfermeira. O médico geriatra, a assistente social, psicólogo, nutricionista e um profissional administrativo são cedidos pela Prefeitura de Mossoró para atuar no local.

Além da doação dos mantimentos que são solicitados, o Amantino Câmara também recebe doações em dinheiro, já que a folha de pagamento é extensa, e os recursos fixos não cobrem os gastos totais do local. A doação em dinheiro pode ser feita via PIX, utilizando a chave: [email protected].

Do Jornal Defato

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.