Sexta-feira será de chuvas e tempestades no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; veja previsão

Áreas afetadas ainda enfrentam calor
Áreas afetadas ainda enfrentam calor — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo/Arquivo

Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul têm previsão de chuvas intensas e tempestades para esta sexta-feira, segundo alertas do Instituto Meteorológico Nacional (Inmet) . Nas áreas afetadas, no entanto, a tendência é que o calorão se mantenha, mesmo com a precipitação.

O Inmet alerta para possibilidade de tempestade nas seguintes regiões: Norte do país, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também devem ser afetadas partes de Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, e Santa Catarina. Veja abaixo um mapa que mostra as áreas em alerta:

O aviso de ‘perigo potencial’ vai até às 18h de sexta-feira nos estados do Sul, e até 10h nas demais áreas. Segundo o Inmet, as chuvas devem chegar até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. A instituição considera baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

As recomendações são de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Além disso, em caso de vendavais, há risco de queda e descargas elétricas. Não é recomendado ficar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em relação às temperaturas, no Rio de Janeiro a tendência é de estabilidade. A máxima pode chegar a 37°C, e a mínima deve ficar em torno de 21°C. O tempo nublado seguirá durante toda a sexta-feira, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e chuva forte à noite.

São Paulo segue o mesmo padrão, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. A temperatura mínima será de 19°C, e a máxima de 28°C.

O mesmo será observado em capitais no Norte, Centro-Oeste e Sul do país. Manaus, Campo Grande e Londrina terão temperaturas em torno de 30°C com mínimas de 23°C. Nestes locais, a previsão é de uma sexta-feira nublada, com pancadas isoladas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.