Serras do Agreste Potiguar: Um destino que vem se consolidando a cada dia

A decisão do Estado em fomentar o turismo do interior já está trazendo resultados. A comprovação vem da empresária Maria Leonice, dona de pousada no município de Passa e Fica, ela conta que os cursos de capacitação aliado ao projeto Serras do Agreste Potiguar deu um salto no destino que compreende Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento.

“Graças a todo conhecimento adquirido através dos cursos oferecidos pelo Estado, hoje enxergo o turismo com outros olhos. Hoje, tenho site, instagram, facebook, recebo grupos e fecho pacotes direto com agências. Tudo isso, somado ao trabalho especifico que o Estado vem realizando com divulgação e capacitação dos profissionais locais tem elevado sobremaneira a minha demanda”, comemora Leonice.

A jovem Janine Ramos condutora de turismo conta que vive do turismo e abriu sua própria agência, a SerrasTur. “Há um ano eu estava desempregada, hoje estou participando de uma rodada de negócios e fechei três pacotes. E uma vez que o turismo de aventura e roteiro charme daqui das Serras tem atraído turistas locais e da Paraíba, não me falta trabalho. Graças a essa oportunidade quem o Estado me deu, hoje vivo, completamente, do turismo”.

Já Alex Fernandes, agricultor familiar, diz que a forma planejada que o turismo das Serras vem sendo trabalhada permite que todos interajam. “Eu vendia somente na feira, hoje vendo para os hotéis da região. Esse despertar veio com o crescimento do turismo aqui nas Serras”.

Esses depoimentos foram de pessoas que participaram da rodada de negócios que encerrou hoje em Serra de São Bento, na qual, durante quatro dias, agências de viagens de Natal e da Paraíba conheceram esse destino que vem sendo trabalho pelo Estado por meio da Setur e com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

“Estamos no caminho certo, para interiorizar é necessário planejamento integrado. Sendo assim, temos que capacitar não apenas os profissionais do turismo, mas o todo. O turista quando chega a um local quer viver experiências, além do descanso, do turismo de aventura e do turismo religioso que essa região possui, estamos capacitando e incentivando para que tudo que seja consumido nos hotéis e restaurantes seja comprado a partir dos agricultores familiares”, explica Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão.

No final da rodada de negócios os participantes tiveram uma aula show com o chef Timoteo Domingos que utilizou produtos dos agricultores da região. Os empresários que mais compraram receberam uma placa por valorizar a produção local.

Solange Portela, Sub-secretaria de Turismo relatou que a divulgação desse destino é contínua e que a Setur está trabalhando para que o destino Serras Potiguares seja destaque na ABAV. “Estamos em contato com o ministério do turismo vendo possibilidade para que em Setembro durante a ABAV nós possamos potencializar ainda mais esse roteiro”, comenta.