A população urbana responde hoje por 56% do total global e crescerá em 2,2 bilhões de habitantes até 2050, para 68% do total. Para debater o papel das cidades na transição energética e na prevenção contra o risco de desastres associados às mudanças climáticas, os jornais O GLOBO e Valor Econômico e a rádio CBN vão realizar nesta quinta-feira o seminário “Como preparar as cidades para os desafios climáticos e a promoção do bem-estar dos cidadãos”.
A transição energética é uma das prioridades do Brasil na presidência do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo mais a União Africana. Dentro desse contexto, também será discutida no seminário a criação de cidades inteligentes, que façam uso da tecnologia para melhorar serviços, atendimento e saúde da população, bem como a infraestrutura urbana.
O seminário será de 10h às 12h20 e poderá ser acompanhado ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do GLOBO. Acompanhe:
Participarão da primeira mesa, que vai debater como financiar a transição energética, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione; e o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo. A mediação é de Frederico Goulart, âncora do CBN Primeiras Notícias.
A segunda mesa, que vai discutir as cidades inteligentes e desenvolvimento, contará com Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes; Sabine Zink, diretora da startup social SAS Brasil; Stella Hiroki, especialista em Inovação Urbana e Cidades da PUC-SP; e Suzana Kahn, diretora da Coppe-UFRJ. A mediação ficará a cargo de Rafael Galdo, editor de Rio do jornal O GLOBO.
O projeto G20 no Brasil tem o governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião, Rio capital do G20 como cidade anfitriã, patrocínio de JBS e realização dos jornais O GLOBO e Valor Econômico e rádio CBN.
Fonte: O Globo