Sem profissionais formados em biblioteconomia, Bibliotecas Municipais serão fechadas em Caicó

As duas bibliotecas mantidas pelo Município de Caicó só estarão abertas ao público, até o final do ano letivo de 2018. A notícia foi confirmada ao Blog do Marcos Dantas pela própria secretária de Educação, Lúcia Gregório. Ela conta que o Município foi notificado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, por não ter a presença de profissionais formados em Biblioteconomia, ou no mínimo, técnicos especializados na área.

Desde suas existências, as Bibliotecas Municipais são administradas por professores, como é o caso atualmente da Olegário Vale, coordenada por Ana Maria e a Francisco Mota por Gilmara. “E sempre elas funcionaram tranquilamente e prestaram relevantes serviços à população”, ressaltou Lucinha.

Arthur de Figueiredo Araújo Melo Mariz, procurador do Município explicou ao Blog a exigência de que bibliotecas estejam sob a responsabilidade de um biblioteconomista ou no mínimo formado em Biblioteca.

O procurador acredita que o fechamento das bibliotecas será provisório, já que a intenção do Município é, justamente encontrar a melhor alternativa para reabri-las, o que na opinião dele deve ser dentro de um processo rápido.

“Após encerrar o período letivo, vamos providenciar o fechamento das duas, discutir o que é mais viável e rápido, que pode ser um processo seletivo para contratar um biblioteconomia, ou tentar qualificar os próprios servidores do Município em cursos da área. O acervo de livros será mantido nos mesmos espaços, mas infelizmente enquanto essa situação não for resolvida, não teremos condições de abri-las ao público”, explicou Dr. Arthur.

Entenda

O bibliotecário é profissional responsável por organizar, catalogar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando das informações que podem ser encontradas em livros, revistas, jornais ou meios digitais, buscando sempre o melhor e mais ágil sistema de consulta possível. Atualmente, o campo de atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado para a criação e manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores.

A profissão de Bibliotecário é reconhecida por Lei desde 1962, está enquadrada como profissão liberal no Ministério do Trabalho. Como profissional de nível superior, deve atuar no mercado de trabalho com uma visão ampla e objetiva da sociedade, com habilidades profissionais como: éticas, criatividade, proatividade e comunicação.

Curso de Biblioteconomia

A graduação em Biblioteconomia é ofertada em grau de bacharelado e, em algumas faculdades, como licenciatura. Tem como objetivo oferecer uma formação ampla e humanística. As disciplinas básicas do curso incluem História, Literatura e Língua Portuguesa, além da específicas, como História do Registro da Informação, História Social do Conhecimento e das Bibliotecas e Arquitetura da Informação.

O curso tem duração média de 4 anos, com estágio curricular obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É possível cursar Biblioteconomia nas modalidades presencial e à distância (EAD).

Mercado de trabalho para o Bibliotecário

O bibliotecário encontra boas possibilidades no mercado de trabalho e, ao contrário do que muitos imaginam, a atuação desse profissional não se restringe apenas à bibliotecas. Hoje, ele também encontra oportunidades em grandes empresas, junto a profissionais de tecnologia, organizando e catalogando dados e documento, para serem acessados com rapidez.

No entanto, há boas possibilidades para quem escolhe trabalhar com livros. Uma Lei federal torna obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino até o ano de 2020, o que aumenta a procura pelo profissional em Biblioteconomia.